PLENÁRIO

Projeto obriga inclusão da cultura em propostas pedagógicas

  • Visita à EMEI Jardim de Praça Pica-Pau Amarelo. Na foto, uma das salas de aula.
    Proposta é válida para estabelecimentos públicos e privados (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Vereador Edson CT
    Edson CT (Solidariedade) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que obriga os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio da Capital a incluir o tema da cultura em suas respectivas propostas pedagógicas. A obrigação é válida para instituições públicas e privadas. A iniciativa é do vereador Edson CT (Solidariedade).

Conforme a proposta, o cumprimento da obrigação será verificado pelo Conselho Municipal de Educação. O projeto “tem o objetivo de incluir a cultura de forma ampla nas propostas pedagógicas”, afirma o vereador na exposição de motivos. Para o parlamentar, a escola “deve incorporar as diversas culturas, a fim de que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serem tachados como antiéticos e de serem discriminados pela cultura que estes manifestam ou pertencem”.

“A cultura e a educação, juntas, tornam-se elementos socializadores capazes de modificar a forma de pensar dos educandos e dos educadores. Quando adotamos a cultura como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem, estamos permitindo que cada indivíduo que frequenta o ambiente escolar se sinta participante do processo educacional”, destaca Edson CT. De acordo com o vereador, “as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como entre dois polos independentes, mas sim como universos entrelaçados”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)