Plenário

Projeto prevê farmácia distrital com horário estendido

  • 5ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente em Posto de Saúde no Bairro Rubem Berta.
    Proposta estende funcionamento de farmácias distritais (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Eleição da nova mesa diretora e das comissões. Com a fala, vereador Claudio Janta.
    Vereador Cláudio Janta (SD) (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei (PLL 151/20), de autoria do vereador Claudio Janta (SD), que determina a oferta de, no mínimo, uma Farmácia Distrital com horário de atendimento até as 22 horas, por Gerência Distrital de Saúde na capital.

A iniciativa tem por objetivo a qualificação do atendimento em saúde pública prestado no município de Porto Alegre, para descentralizar os serviços e atender a toda a cidade. A proposta prevê uma farmácia municipal com horário estendido em benefício da população na entrega de medicamentos disponíveis para o atendimento básico. Segundo o vereador, “atualmente, os postos de saúde já seguem o tipo de atendimento com horário estendido, porém o paciente tem acesso ao medicamento apenas das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

O projeto prevê ainda que as farmácias distritais deverão funcionar também aos sábados, domingos e feriados; e que os recursos humanos e financeiros necessários para a aplicação da futura lei deverão ter origem, preferencialmente, no remanejo dos recursos existentes.

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)