PLENÁRIO

Projeto proíbe guinchamento nas proximidades de hospitais

  • Placa da área azul do centro
    Proposta isenta cobrança de veículos de prefeituras do Interior (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Airto Ferronato
    Airto Ferronato (PSB) (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre está debatendo projeto de lei que proíbe o guinchamento de veículos estacionados na Área Azul em um raio de 200 metros de acessos de hospitais e de clínicas médicas. A iniciativa é do vereador Airto Ferronato (PSB).

O texto também isenta da cobrança de estacionamento os veículos oficiais ou a serviço das prefeituras do Interior, devidamente identificados, que estejam aguardando pacientes encaminhados pelas secretarias municipais de saúde para consulta, tratamento ou exame médico em Porto Alegre.

“O objetivo da proposição é evitar que os pacientes ou condutores de veículos que transportam pacientes até os hospitais de Porto Alegre sejam penalizados devido à demora no atendimento médico”, destaca o vereador na exposição de motivos do projeto. Segundo ele, “muitos pacientes ou seus responsáveis acabam prejudicados pelo tempo de espera, na maioria das vezes superior ao limite estabelecido para o estacionamento rotativo”.

Em relação à isenção do pagamento de estacionamento para veículos oficiais, Ferronato afirma que a medida “busca melhorar a mobilidade no entorno dos hospitais, tendo em vista que esses veículos passam horas circulando nas ruas próximas às instituições de saúde à espera dos pacientes que estão em tratamento”. 

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)