Plenário

Projeto propõe revogar comenda concedida ao deputado Eduardo Bolsonaro

  • Outorga da Comenda Porto do Sol ao senhor Eduardo Nantes Bolsonaro
    Comenda foi entregue a Eduardo Bolsonaro em 15 de dezembro de 2022 (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Vereadora Karen Santos na tribuna
    Karen Santos (PSOL) propôs a revogação da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de Resolução que propõe a revogação da concessão da Comenda Porto do Sol ao deputado federal Eduardo Bolsonaro. A homenagem a ele foi aprovada pelo Plenário em 13 de julho de 2022 e a entrega da comenda ocorreu em 15 de dezembro do mesmo ano. A proposta de revogação é de autoria da vereadora Karen Santos (PSOL). 

Ao apresentar o projeto, Karen argumenta que Eduardo Bolsonaro, juntamente com seu pai Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, liderou movimento que realizou atos antidemocráticos de questionamento do resultado eleitoral que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente. "No dia 8 de janeiro de 2023 assistimos atos golpistas e terroristas ocorridos nas sedes dos Três Poderes por apoiadores da família Bolsonaro, em desrespeito à vontade da maioria do povo brasileiro expressa nas urnas, bem como atentando contra o regime democrático conquistado a duras penas no país", explica  a vereadora. 

Karen lembra ainda que a Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara, e se destina a homenagear personalidades que se destacam pelo seu trabalho em prol da sociedade, tendo trazido enriquecimento ao conhecimento humano.

 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)