Projeto propõe título ao locutor Hiram Machado Ribeiro
Começou a tramitar na Câmara Municipal o projeto de lei do vereador Kevin Krieger (PP) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre, in memoriam, ao locutor Hiram Machado Ribeiro.
Natural de Rio Grande, Hiram começou a trabalhar em Porto Alegre na década de 1940, onde participou do programa Voz dos Pampas, na Rádio Sociedade Gaúcha. Entre seus principais trabalhos, foi apresentador do noticiário radiofônico Repórter Esso, na Rádio Farroupilha, substituindo Ruy Figueira e antes de Lauro Hagemann assumir a função.
Segundo Ernani Behs e Hagemann, seus colegas na Rádio Farroupilha, Hiram se destacava pela competência no exercício de sua função e seu poder de improvisação.
O locutor também assumiu importante papel na história da Casa do Artista Riograndense, de onde foi o primeiro tesoureiro. Krieger justifica a homenagem por todo seu trabalho destacável como comunicador e como pai dedicado e exemplar, além de ter sido lutador pela causa dos artistas rio-grandenses, legado que permanece até hoje.
Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)