Plenário

Projeto propõe título de Cidadão in memoriam a Fernandão

Nereu D"Avila Foto: Cristiane Moreira
Nereu D"Avila Foto: Cristiane Moreira (Foto: Cristiane Moreira/CMPA)
Está em tramitação o projeto de lei de autoria do vereador Nereu D"Avila (PDT) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre, in memoriam, ao ex-jogador de futebol Fernando Lúcio Costa, conhecido como Fernandão. O jogador morreu em 7 de junho de 2014, vítima de um acidente de helicóptero em Goiás.

Fernando Lúcio da Costa nasceu em Goiânia no dia 18 de março de 1978. O ex-jogador era casado e tinha três filhos: Enzo, Eloá e Thayná. O atleta iniciou sua carreira nas categorias de base do Goiás Esporte Clube e logo depois foi para a Europa, onde jogou pelo Olympique de Marseille durante três anos. Depois, foi transferido para o Toulouse, também na França.

Em 2004, quando voltou para o Brasil, Fernandão assinou contrato com o Sport Club Internacional, onde conquistou o título de Campeão do Mundo Fifa. "Não há o que discutir: Porto Alegre jamais saiu de Fernandão. Na Capital, manteve moradia e grandes amizades. Fernandão se tornou uma lenda para a torcida colorada, uma referência para o futebol brasileiro e, por isso, estará eternamente na memória dos gaúchos", disse o vereador. Nereu ainda ressaltou: "Como atleta, Fernandão conquistou muitos títulos para o Rio Grande do Sul, em especial para os colorados. É a vez de Porto Alegre lhe dar um título. "

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)