Plenário

Projeto reduz velocidade máxima em grandes avenidas da Capital

Proposta baixa dos atuais 60 km/h para 50km/h (veículos leves) e 40 km/h (veículos pesados)

  • Parque Moinhos de Vento. Parcão. POA. carros. trânsito. movimento. mobilidade urbana
    Projeto busca reduzir acidentes nas principais vias de Porto Alegre (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)
  • Vereador Marcelo Sgarbossa na tribuna
    Marcelo Sgarbossa (PV) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a debater projeto de lei que estabelece as velocidades máximas permitidas de 50 Km/h para veículos automotores leves e de 40 Km/h para veículos automotores pesados nas vias urbanas arteriais (grandes avenidas) da Capital. A proposta é de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PV).

Conforme o projeto, nas imediações de estabelecimentos educacionais, médicos, hospitalares e geriátricos, a velocidade máxima permitida deverá ser ainda menor que a estabelecida no projeto, tendo como base estudos de engenharia de tráfego. Atualmente, a velocidade máxima nas vias arteriais da cidade é de 60 km/h para qualquer tipo de veículo.

"A redução da velocidade máxima permitida em avenidas da Capital, como a Avenida Assis Brasil e a Avenida Bento Gonçalves, diminuiria os riscos de acidentes envolvendo carros e pedestres ou carros e ciclistas. Estatística divulgada pelo Observatório de Segurança Viária da Espanha mostra que se um carro trafega a 30 km/h, 30% dos atropelados saem ilesos, 5% morrem e 65% ficam feridos. Se o carro trafega a 50 km/h, somente 5% saem ilesos, 45% morrem e 55% ficam feridos. Se o carro trafega a 65 km/h, ninguém sai ileso, 85% morrem e 15% ficam feridos", justifica o autor. 

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)