PLENÁRIO

Projeto visa adaptar escolas às mudanças climáticas

  • Escola (Foto: Cesar Lopes/PMPA)
    Iniciativa busca adequar estruturas de escolas às mudanças climáticas (Foto: Cesar Lopes/PMPA)
  • Movimentação de plenário. No microfone de apartes, o vereador Rafael Fleck.
    Rafael Fleck (MDB) (Foto: Ederson Nunes/CMPA - Uso público, resguardado o crédito)

A Câmara Municipal de Porto Alegre está debatendo projeto de lei que institui na Capital o Programa Escolar de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Trata-se de uma proposta do vereador Rafael Fleck (MDB). A iniciativa se aplica às unidades de ensino próprias e parceirizadas da rede pública municipal.

O programa tem como diretrizes a revisão da estrutura de climatização e isolamento térmico das escolas, com a instalação de aparelhos de climatização e de ar-condicionado nas salas de aula e nos espaços de convivência coletiva, pedagógica e administrativa, e a adequação e reorganização física e arquitetônica dos prédios das unidades de ensino, como forma de assegurar a implementação de técnicas de arejamento e ventilação adequadas ao local, bem como para preparar os espaços físicos para eventos climáticos severos, como enchentes, ciclones e vendavais.

Entre as diretrizes da iniciativa, estão ainda a cobertura adequada, com isolamento térmico e acústico, de todas as quadras poliesportivas destinadas às aulas de educação física; a promoção de medidas de arborização nas áreas da unidade escolar, como forma de assegurar sombreamento, escoamento adequado de águas pluviais e redução de bolsões de calor; e a inclusão do tema ambiental, com foco no enfrentamento à crise climática, no projeto pedagógico das unidades de ensino.

“A crise climática, um evento de proporção global, tem castigado nosso município, e frequentemente somos atingidos por ondas de calor. No último ano, a cidade vivenciou sua pior enchente, e chuvas e temporais cada vez mais intensos se apresentam de forma recorrente”, destaca o vereador na exposição de motivos do projeto. Ele defende que as unidades de ensino devem se adequar para lidar com o cenário: “Pretendemos tornar nossas escolas preparadas para um cenário que tende a se agravar com o passar do tempo, tornando estes espaços mais seguros e resilientes”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)