Plenário

Projeto visa conscientizar sobre a urticária crônica

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador José Freitas.
Vereador José Freitas (PRB) é o proponente (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador José Freitas (PRB) que inclui, na data de 1º de outubro, a efeméride Dia da Urticária Crônica Espontânea (UCE) no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município.

Segundo o projeto, são objetivos do Dia da UCE: informar a população sobre as doenças da pele; orientar sobre o diagnóstico e o tratamento adequados das patologias da pele; detectar possíveis casos de moléstias da pele; realizar o devido encaminhamento dos casos diagnosticados para acompanhamento médico especializado; combater o preconceito social dos portadores de doenças de pele; e permitir que órgãos de classe e associações comprometidas com a causa façam manifestação de apoio para a informação da população.

De acordo com Freitas, o dia 1º de outubro é marcado, internacionalmente, como o Dia Mundial da Urticária. A data foi criada em 2014 pela Asociación de Afectados de Urticaria Crónica (AAUC), uma organização espanhola sem fins lucrativos que promove o intercâmbio de experiências e conhecimento sobre a doença para a população, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a urticária crônica naquele país.

A urticária é uma doença caracterizada por urticas na pele, geralmente acompanhadas de coceira e inchaço. A palavra “espontânea” está relacionada à não identificação de um agente causador das urticas na pele que caracterizam a doença. Ou seja, nesse caso, o aparecimento dos sintomas não está relacionado ao calor, ao frio, aos alimentos ou às plantas, por exemplo. Já o termo “crônica” diz respeito à duração dos sintomas, que nesse caso ultrapassa o período de seis semanas.

A urticária crônica atinge de 0,5% a 1% da população, e mais de dois terços desses casos crônicos são também espontâneos. Por isso, a UCE é comumente chamada apenas de urticária crônica. A UCE pode ocorrer em qualquer idade, sendo pouco frequente em crianças e mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos de idade. Estima-se que cerca de 1% da população é afetada pela urticária crônica espontânea, e as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens a manifestarem a doença.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Calendário Oficialpeleurticasurticária crônica