TRANSPARÊNCIA

Projetos buscam ampliar acesso a informações sobre serviços e obras em Porto Alegre

Vereador Gilson Padeiro (PSDB) apresentou duas propostas que tratam sobre tornar mais simples o acesso a dados pela população

Movimentação de plenário. Vereador Gilson Padeiro
Vereador protocolou dois projetos que tratam sobre a transparência de serviços de zeladoria urbana e obras em Porto Alegre. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O objetivo é ampliar a chegada de informações até o cidadão sobre os serviços de zeladoria urbana e obras que ocorrem em Porto Alegre. Essa é a descrição do vereador Gilson Padeiro (PSDB) ao apresentar dois projetos de lei que tratam sobre a transparência da execução dos serviços públicos e obras em Porto Alegre, ao abrir o ano legislativo na Câmara Municipal de Porto Alegre, na quarta-feira, 1º de fevereiro.

O primeiro projeto (PLL Nº 017/23) apresentado pelo vereador neste ano estabelece que placas de obras públicas em Porto Alegre executadas pela administração direta e indireta da prefeitura tenham disponibilizado uma imagem com um QR Code. “Dessa forma, o cidadão terá acesso mais facilitado a informações como o investimento total da obra, qual o cronograma, empenhos realizados e também uma data prevista para conclusão desta intervenção” afirma o vereador.

Outra proposta (PLL Nº 016/23) apresentada pelo vereador busca instituir a Política de Transparência de zeladoria urbana e obras em Porto Alegre. Segundo Gilson Padeiro, o objetivo é disponibilizar informações como cronograma de execução de serviços, endereço onde será realizada a ação e também o período entre os trabalhos realizados. “Essa é mais uma oportunidade para que o cidadão possa exercer seu direito de fiscalização sobre o uso de recursos públicos e dos serviços que são executados e que fazem a diferença no dia a dia das pessoas” conclui o vereador do PSDB.

O vereador também possui outro projeto em tramitação na casa, o PLL 514/21 que estabelece a obrigatoriedade do fechamento dos portões em escolas municipais no município de Porto Alegre. Conforme o vereador, a iniciativa busca garantir a segurança das crianças, jovens e educadores durante o período de aulas.

Texto

Assessoria de Comunicação