Projetos

Projetos de lei em avaliação

Sete novos projetos de lei começaram a ser examinados pelo plenário da Câmara Municipal nesta segunda-feira (23/4). As propostas são as seguintes:

DO LEGISLATIVO:

PLANO DIRETOR I – A Mesa Diretora propõe, mediante resolução, a constituição de Comissão Especial para avaliar e discutir a implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Essa comissão terá como metas propor correções e complementação ao Plano Diretor em vigor, bem como relatar projetos que disponham sobre sua alteração. Conforme a proposta, a comissão será constituída por 12 vereadores, com direito à voz e voto, sendo respeitada a proporcionalidade dos partidos ou blocos partidários.

PLANO DIRETOR II – O projeto sugere ainda que a comissão seja formada por presidente, vice-presidente, relator-geral e sub-relatores temáticos. Essas sub-relatorias serão denominadas de Desenvolvimento Urbano; Estratégias e Modelo Espacial; Sistema de Planejamento e da Adequação ao Estatuto da Cidade; Plano Regulador e das Disposições Finais e Transitórias; Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto; e Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade. A proposta também defende a realização de reuniões sem caráter deliberativo fora da sede da Câmara Municipal.   

ANIVERSÁRIO – Neuza Canabarro (PDT) defende a possibilidade do pagamento do décimo terceiro salário até o terceiro dia anterior à data de aniversário natalício do servidor municipal. Para isso, conforme a proposta, o funcionário interessado deverá apresentar requerimento com antecedência mínima de até 60 dias. 

GASES – Carlos Todeschini (PT) apresenta o Programa Municipal de Prevenção, Redução e Compensação de Emissões de Dióxido de Carbono (CO2) e demais Gases Veiculares de Efeito Estufa. O projeto também determina a criação de fundo municipal para a redução do CO2 e gases veiculares. O objetivo é incentivar a melhor utilização de combustíveis fósseis e o aumento do consumo de biocombustíveis, mediante a execução de algumas ações, entre as quais coibir ações danosas ao meio ambiente, multando os poluidores; promover a melhoria do transporte público e incentivar o seu uso, e criar e manter novos sumidouros de dióxido de carbono e demais gases veiculares. 

LÍDER – Mário Fraga (PDT) solicita o título de Líder Esportivo para Luciano da Costa Mathias. Com carreira iniciada aos 14 anos, como atleta amador de futebol pela equipe União/Panelão, Mathias conquistou diversos títulos defendendo times do futebol de várzea de Porto Alegre, entre os quais Amazonas, Academia do Morro e Evolução. Em 2001 passou a treinar e organizar equipes de futebol nas mais diversas comunidades da cidade.

CIDADÃO – Alceu Brasinha (PTB) propõe o titulo de Cidadão de Porto Alegre para Cláudio Oderich. Natural de São Sebastião do Caí, o homenageado é graduado como Engenheiro Químico e responsável técnico pela Empresa Conservas Oderich S.A. Em 2004 foi premiado como destaque profissional do Conselho Regional de Química da 5ª Região e em 2006 recebeu em Pelotas o prêmio Indústria do Ano.

DO EXECUTIVO:

CRÉDITO – Solicita autorização para operação de crédito junto a Caixa Econômica Federal (CEF) no valor de R$ 133.205.658,57. Esse financiamento terá origem no Programa Saneamento Para Todos, do governo federal, com o objetivo de implantar o emissário e a estação de tratamento de esgotos na Serraria, em obras que fazem parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa).

REGULARIZAÇÃO – Prevê autorização para desafetar da destinação de uso comum do povo próprio municipal para fins de regularização fundiária. A área em questão, originalmente destinada à Praça Egydio Ervê, está localizada no Loteamento Nossa Senhora das Graças. 

Leia o texto dos projetos na íntegra clicando sobre as palavras em destaque

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)