Plenário

Promotora Cinara Vianna Dutra Braga recebe a Comenda Porto do Sol

Sessão Solene de outorga da Comenda Porto do Sol à promotora Cinara Vianna Dutra Braga.
Cecchim, Cinara e Cláudia na entrega da Comenda hoje à noite (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A promotora de Justiça Cinara Vianna Dutra Braga recebeu hoje (5/7) a Comenda Porto do Sol da Câmara Municipal de Porto Alegre. Trata-se da mais importante distinção conferida pelo Legislativo da Capital a pessoas físicas ou jurídicas com atuação pública destacada na sociedade. A homenagem foi proposta pela vereadora Cláudia Araújo (PSD). O presidente da Câmara, vereador Idenir Cecchim (MDB), conduziu a Sessão Solene, realizada no Plenário otávio Rocha.

Cláudia Araújo falou em seu discurso sobre a história de vida da promotora, suas conquistas profissionais e seus feitos na carreira profissional diante da Promotoria da Infância e Juventude. "Existem as casas de acolhimento antes e depois de Cinara", observou Cláudia em relação ao trabalho da homenageada na área. Cláudia também explicou o significado do prêmio conferido à promotora e como Cinara representa tudo aquilo que a Comenda Porto do Sol significa. 

Cinara disse que todo seu trabalho gira em torno de amor, carinho e acolhimento e que por isso escolheu trabalhar na área da família em sua profissão. Para ela, todos merecem ter uma familia estável, um lugar de conforto, e isso incentiva ela a continuar seu trabalho e projetos. A promotora agradeceu sua equipe pela ajuda. "Preciso dizer para os senhores que só é possível um trabalho de qualidade quando se tem uma 'equipe mil' como essa, que faz acontecer". Quanto ao seu trabalho, disse que atua para os jovens e as familias que precisam de apoio e melhor qualidade de vida, além de tentar melhorar as estruturas das casas de acolhimento, dando mais conforto e estabilidade para quem precisa. 

História

Natural de Porto Alegre, Cinara cursou a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo, onde se graduou com especialização em Direito Privado. Em novembro de 1996, foi empossada promotora de Justiça do RS, tendo atuado como titular na 2ª Promotoria da Comarca de Tramandaí, na Promotoria Regional da Infância e da Juventude e na 5ª Promotoria Cível de Caxias do Sul. Também trabalhou na 1ª Promotoria Criminal e na 2ª Promotoria Cível de Guaíba e na 1ª e 2ª Promotoria Criminal do Foro Regional do Sarandi de Porto Alegre. Em 2014, foi designada pela Corregedoria-Geral do Ministério Público para atuar na Promotoria da Infância e da Juventude, com atribuição de fiscalizar os programas de acolhimento institucional da Capital e, a partir de abril de 2016, designada para atuar nas adoções.

Recebeu o 1º Prêmio Miguel Velasquez de Direitos Humanos, em 2015, e Voto de Louvor, em 2016, além do Prêmio CNMP, em 2018. Foi homenageada pela Câmara de Porto Alegre em 2018 por sua destacada atuação em prol da infância e juventude de Porto Alegre e recebeu o Grau Comendador na Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em 2021.

Texto

Vinícius Goulart (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)