PLENÁRIO

Proposta altera nome da Guarda para Polícia Municipal

  • Movimentação nas galerias. Público manifesta-se sobre projeto do Executivo que cria a Guarda Civil Metropolitana. Na plateia, membros da Guarda Municipal
    Iniciativa muda denominação da corporação de segurança pública da Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na tribuna, a vereadora Mariana Lescano.
    Mariana Lescano (PP) (Foto: Júlia Urias/CMPA - Uso público, resguardado o crédito obrigatório)

O Legislativo está debatendo projeto de lei que altera o nome da Guarda Municipal de Porto Alegre para Polícia Municipal de Porto Alegre. A proposta é da vereadora Mariana Lescano (PP).

O texto autoriza a inserção do termo Polícia Municipal na identificação visual dos veículos, prédios, uniformes, identidades funcionais e demais instrumentos e estabelecimentos de trabalho da instituição. A iniciativa não altera os direitos, deveres e prerrogativas dos servidores da Guarda Municipal.

Na exposição de motivos do projeto, a vereadora cita decisão do Supremo Tribunal Federal dando conta de que “o policiamento ostensivo e comunitário é uma estratégia reconhecida e autorizada, que visa promover a segurança pública de forma integrada e próxima da comunidade”. Lescano defende a “necessidade de modernizar e adequar a nomenclatura da instituição às práticas de segurança pública contemporâneas, refletindo a evolução das funções desempenhadas por seus servidores e a crescente responsabilidade atribuída a esta corporação”.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)