Plenário

Proposta concede Comenda Porto do Sol à Acompar

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Aldacir Oliboni.
Vereador Aldacir Oliboni (PT) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução, de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT), que concede a Comenda Porto do Sol à Ação Comunitária Participativa (Acompar). Atualmente, a associação atende 400 crianças de zero a 5 anos de idade, matriculadas na educação infantil, e 150 crianças e adolescentes de seis a 14 anos de idade no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Também atende 30 adolescentes no trabalho educativo e especial. Conta, ainda, com o programa de aprendizagem profissional, com cem adolescentes em diversas empresas parceiras.

A história da Acompar teve sua origem quando da remoção da Vila Teodora. Na época, o pároco Luiz Conte começou a realizar atendimento a famílias removidas, principalmente mulheres e crianças. Por meio dessas ações, nasceu a Ação Comunitária Paroquial, com estreito vínculo com a Igreja Católica. Com o passar do tempo, começou a oferecer cursos profissionalizantes para as mulheres da comunidade, tais como corte e costura, bordado, tricô e outros trabalhos manuais, como forma de terem uma renda que pudesse ajudar no sustento das famílias. Nos anos 1970, foi firmada parceria com a então Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem) e a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar). Com isso, passou a ser oferecido também atendimento extraclasse e creche para, aproximadamente, 300 crianças e adolescentes.

Durante o ano de 1980, foi inaugurada a creche Piá Núcleo II, em parceria com o Lions Club - centro para atendimento de 110 crianças de zero a sete anos em turno integral. Nos anos 1990, com o afastamento da Mitra (Igreja Católica), uma equipe de funcionários, juntamente com alguns pais de crianças atendidas, assumiu a direção da organização. Nesse período, participaram da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (Funcriança), fazendo parte da primeira gestão do CMDCA. Nesse período, também foram celebrados os primeiros convênios com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) para atendimento de 60 crianças da educação infantil, com a Fundação de Educação Social e Comunitária (Fesc) para o programa Brasil Criança Cidadã, com o Banco do Brasil para o início ao programa Adolescente Aprendiz e, em parceria, com o Cidi para o curso de informática na comunidade. Já nos anos 2000, foram desenvolvidas várias ações e atividades de educação com crianças e adolescentes.

Em 2017, a organização passou a se chamar Ação Comunitária Participativa, com uma logomarca que representa a diversidade de pensamento alinhando-se com a diretrizes internacionais instituídas pela Organização das Nações Unidas (ONU), integrando em seu planejamento a Agenda 2030. A Acompar tem como missão desenvolver trabalho com as famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de serviços e projetos, objetivando a transformação da realidade social e o atendimento a crianças e a adolescentes.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Comenda Porto do Sol