PLENÁRIO

Proposta institui Programa Municipal de Vacinação contra Leishmaniose Animal

Cachorros. Animais.  Estimação.  Pombas. Pet.
Cachorros. Animais. Estimação. Pombas. Pet. (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei, de autoria da vereadora Lourdes Sprenger (MDB), que institui o Programa Municipal de Vacinação contra Leishmaniose Animal. Conforme a proposta, o Programa compreenderá, entre as suas ações, campanhas de divulgação com as seguintes abordagens: elucidação sobre as características da doença e seus sintomas; precauções a serem tomadas pelos proprietários dos animais; e orientações sobre vacinação.

De acordo com a exposição de motivos, a leishmaniose visceral é uma doença parasitária transmitida por um inseto vetor denominado flebotomíneo, conhecido popularmente como mosquito-palha, cangalha, tatuquira e birigui. É também uma zoonose, desta forma, a presença do vetor permite a transmissão de um cão infectado para outro cão ou para o ser humano. 

Para a autora da proposta, mesmo com o aumento do número de casos no Brasil, o tratamento e as medidas de prevenção da leishmaniose visceral ainda são negligenciados, encontrando-se entre as seis endemias consideradas prioritárias no mundo. “Diante de tal fato, apresento o projeto de lei em questão, a fim de que o poder público faça o Programa Municipal de Vacinação contra a Leishmaniose Animal, com a finalidade de prevenir e controlar a doença”, esclarece Lourdes.

Se aprovado o projeto, o Programa poderá ser desenvolvido e difundido por entidades representativas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais colaboradores no município por meio de ações, eventos, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização acerca da importância da prevenção e controle da doença em Porto Alegre.

 

Texto

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)