Plenário

Proposta reserva vagas para bicicletas em estacionamentos da Área Azul

  • Área Azul
    Projeto quer garantir espaço para estacionamento de bicicletas nos estacionamentos pagos (Foto: Alex Rocha/PMPA)
  • Vereador Marcelo Sgarbossa na tribuna. Retrato.
    Marcelo Sgarbossa (PT) (Foto: Jeannifer Machado/CMPA)

Projeto de lei que começou a ser debatido na Câmara Municipal de Porto Alegre prevê a reserva obrigatória de vagas para estacionamento de bicicletas na Área Azul. A proposta foi apresentada pelo vereador Marcelo Sgarbossa, hoje suplente na bancada do PT. "A falta de bicicletários que garantam a permanência das bicicletas com segurança tem sido um obstáculo ao seu uso. Essa ausência tem feito com que seus usuários as prendam em equipamentos públicos inadequados como árvores, postes e paradas, que dificultam a plena circulação de pedestres."  

O projeto define que fica obrigatória, em estacionamentos temporários remunerados, a reserva de no mínimo 5% da área destinada a automóveis para a implementação de estacionamentos de bicicletas. Além disso, prevê que pelo menos 20% do valor arrecadado pelos estacionamentos temporários serão aplicados na construção de estacionamentos de bicicletas na chamada Área Azul; e na promoção de ações educativas de trânsito.   

"O objetivo principal desta proposta é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte estratégico, não poluente e saudável. Para isso, vale referir que a tendência da modernidade urbana aponta para a necessidade de adequação dos espaços públicos, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, é composto também por bicicletários e paraciclos adequados", justifica Sgarbossa.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)