Proposta sugere estacionamento subterrâneo no centro
A fim de desafogar o trânsito de Porto Alegre e facilitar o fluxo de carros no centro da cidade, entrou em discussão de pauta na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (7/2), projeto de lei que visa a utilização de estacionamentos subterrâneos na cidade. De autoria do vereador Idernir Cecchim (PMDB), a proposta sugere que a prefeitura faça estudos e pesquisas sobre ruas, praças e logradouros públicos que mereçam a instalação desse tipo de estacionamento na área central. Entre os locais sugeridos pelo projeto estão: o Largo Glênio Peres; a Praça XV de Novembro; a Praça Marechal Deodoro; a Praça Júlio Mesquita; o Parque Farroupilha; o Parque Marinha do Brasil; e o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Segundo o vereador, não se pode negar o incontestável aumento do número de carros em circulação na capital que contribuem para os congestionamentos, para a prática de infrações e para a violência no trânsito. "É quase impossível para os frequentadores do Mercado Público, por exemplo, deslocarem-se até o centro para fazer suas compras de carro, pois são poucas as vagas existentes para estacionamento de seus veículos", explica Cecchim.
Em março de 2010, o Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran/RS), divulgou que o trânsito gaúcho absorveu aproximadamente 750 novos veículos por dia em 2009. No mesmo ano, 274 mil veículos foram emplacados. A frota atual soma 4,4 milhões de veículos e representa um aumento de 6,74% em relação ao ano de 2008. Somente no primeiro bimestre de 2010, foram somados 40 mil novos emplacamentos contra 38,2 mil no mesmo período de 2009. Só em Porto Alehre foram registrados 73 mil novos veículos em 2009. O Detran estima que há uma média de 94 veículos novos entrando em circulação na cidade por dia.
Ester Scotti (reg. prof. 13387)