Plenário

Proposto Prêmio Glaucus Saraiva a Giovani Tubino

  • Discute organização do carnaval de blocos de Porto Alegre. Ao microfone, secretário adjunto da Cultura, Giovani Tubino.
    Giovani Tubino (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Vereador Reginaldo Pujol.
    Vereador Reginaldo Pujol (DEM) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução, de autoria do vereador Reginaldo Pujol (DEM), que concede o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva a Giovani Osorio Tubino. Natural de Porto Alegre, nascido em 25 de março de 1972, Giovani é formado em Direito e servidor público no Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

Sua infância foi na cidade de Quaraí, onde teve a vivência com o tradicionalismo por meio do pai, Telmo Tubino – que foi da patronagem do CTG Sentinela do Jarau por quase duas décadas, entidade na qual integrou as Invernadas Artísticas desde a categoria mirim até a adulta e depois em grupo independente de danças, e, ainda, no Piquete Orelhano CTG. Nessa época, com a Invernada Adulta, fez muitas viagens para demonstrar a cultura do Estado do Rio Grande do Sul, tendo o Uruguai e a Argentina como foco e fonte de aprendizado devido à influência das músicas e danças latinas, e esteve também em Brasília, para um roteiro de apresentações em entidades tradicionalistas, com participação efetiva na entidade em que completou mais de duas décadas de dança em sua vida.

Durante um Rodeio realizado pelo CTG Sentinela do Jarau, foi fundador, juntamente com outros jovens, do Piquete Nova Trilha de Quaraí, entidade das mais antigas atualmente em atuação na cidade, para participações em Rodeios e desfiles tradicionais. Em seu retorno a Porto Alegre, em 1998, teve o primeiro contato com o Acampamento Farroupilha do Parque Harmonia, tendo sido por muitos anos visitante frequente desse evento. Em 2013, quis o destino que fosse seu coordenador, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, na qual, assumindo o cargo de coordenador de Tradição e Folclore, seria nomeado presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre.

Fez a atualização do regulamento do Acampamento Farroupilha, com o intuito de realizar melhorias na condução e na realização do evento, inclusive em relação às entidades de acampados, as quais tiveram a infraestrutura melhorada. Foram cinco acampamentos (2013 até 2016, e mais o Acampamento Extraordinário em 2014). No período, os órgãos de segurança do Estado comprovaram uma redução significativa nos índices gerais de crimes cometidos durante o evento. No regulamento, foram atualizadas as seções de segurança, legislação do trabalho, de criança e do adolescente e a de deveres e direitos dos acampados.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)