Quinzena da Mulher

Público prestigia encenação da vida de Luciana de Abreu

Carmem Henke fez papel de Luciana Foto: tonico alvares
Carmem Henke fez papel de Luciana Foto: tonico alvares

O Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre ficou cheio, na noite desta segunda-feira (12/3), para a peça Luciana de Abreu, encenada dentro da programação da Quinzena da Mulher. A peça é uma livre adaptação da obra Luciana de Abreu e o Partenon Literário, de Benedito Saldanha, pela Luis Moojen Produções. A sessão foi aberta pela presidenta da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT).

O espetáculo retratou a biografia da escritora e educadora Luciana de Abreu (1847-1880) e a capital gaúcha de sua época, tendo como cenário o Partenon Literário, associação que reuniu outros ilustres escritores da época. Com Carmem Henke no papel principal, a peça mostrou a importância de Luciana para a emancipação feminina e a educação da mulher. Luiz Moojen interpretou Caldre Fião, e Daniel Brasil fez o papel de Apolinário Porto Alegre, com  Róbson Serafini ao violão.
 
Aberta no dia 5 de março, a programação da Quinzena da Mulher na Câmara prossegue até sexta-feira (16/3). Entre as próximas atrações, estão a exposição sobre Julieta Battistioli (primeira vereadora da Capital), que será inaugurada nesta quarta-feira (14/3), às 10 horas, seminário internacional O Poder das Mulheres, sarau poético-musical, palestra sobre a mulher na fotografia, visita ao Serviço de Acolhimento à Mulher e entrega do Prêmio Mulheres em Ação. 

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)