Cosmam

PUC quer criar centro para terapia celular

Pitrez coordena o CPTC Foto: Leonardo Contursi
Pitrez coordena o CPTC Foto: Leonardo Contursi
Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUC/RS e da empresa Hemocord apresentaram hoje (19/6) aos vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de criação do Centro de Pesquisas e Terapia Celular (CPTC). Conforme o coordenador do projeto, médico pneumologista Paulo Pitrez, o objetivo do CPTC é fomentar pesquisas em torno da aplicação da terapia com células-tronco em doenças de grande impacto atualmente, como diabetes, cardiopatias, câncer e AVC. "Com as pesquisas desenvolvidas no Centro serão oferecidos à sociedade novos produtos e tratamentos", observou.

Pitrez explicou que doenças como o diabetes têm registrado forte crescimento nos países ricos nas últimas décadas e começam a crescer também nos emergentes, como o Brasil. "Nos países ricos, o diabetes cresceu três vezes mais nas últimas décadas. No Brasil, 27% dos custos do SUS são com doenças de grande impacto." Para o médico, a interação academia/iniciativa privada proporcionada pelo CPTC permitirá a entrega de novas terapias à população e ganhos ao setor público no sentido de prevenir a incidência de doenças crônico-degenerativas.

Hemocord

A representante da empresa Hemocord, parceira da PUC na implementação do CPTC, médica Carolyn Ogliani, explicou que a participação da iniciativa privada é fundamental para a pesquisa científica. "Nos Estados Unidos, 70% das pesquisas são patrocinadas pela iniciativa privada. O Brasil é apenas o 15º país em participação de empresas privadas neste segmento." A médica ressaltou que o foco da Hemocord e do Centro são os estudos com as células-tronco do cordão umbilical. "Atualmente, há quase 700 ensaios clínicos em todo o mundo para tratar de doenças do sangue com células-tronco umbilicais", afirmou Carolyn.

Representantes das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Acessibilidade elogiaram a iniciativa da PUC e da Hemocord. Anderson Lima, da SMS, destacou que a secretaria tem sido parceira em projetos de pesquisa em saúde, inclusive na implantação do recém inaugurado Instituto do Cérebro, na própria PUC. "Tratamentos com células-tronco podem ajudar a reabilitar pacientes vítimas da violência no trânsito, por exemplo, que ficam com sequelas causadas pelos acidentes", destacou Lima.

Vereadores

A reunião foi presidida pelo vereador Dr. Thiago (PDT) e teve as presenças também dos vereadores Valter Nagelstein (PMDB), Fernanda Melchionna (PSOL) e Mário Manfro (PSDB). "A pesquisa com células-tronco é o que há de mais vanguarda na medicina hoje. E este tipo de trabalho já é feito aqui em Porto Alegre. Temos que garantir, portanto, que Porto Alegre continue na vanguarda deste processo", afirmou Thiago.

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)