EDUCAÇÃO

Ramiro defende contratação de vigilância privada nas escolas municipais

Vereador protocolou o Pedido de Informação nº 322/21 solicitando informações sobre a segurança das escolas da Capital

Sessão ordinária no plenário. Vereador Ramiro Rosário.
“A Guarda Municipal não possui efetivo há muito tempo para cuidar de todas as escolas municipais", diz Ramiro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

As escolas municipais de Porto Alegre registraram, em 2020, 37 arrombamentos, sete invasões e 36 furtos. A Guarda Municipal foi acionada 47 vezes no ano passado para atender as escolas do município. Para amenizar essa situação que coloca em risco não apenas o patrimônio, mas, especialmente, a integridade de professores, alunos e outros funcionários, o vereador Ramiro Rosário (PSDB) está sugerindo ao prefeito Sebastião Melo que a Secretaria Municipal da Educação (Smed) faça uma contratação para vigilância privada.

“A Guarda Municipal não possui efetivo há muito tempo para cuidar de todas as escolas municipais, tanto é que já foram realocados há alguns anos para atender outras demandas igualmente urgentes da cidade. Não há sentido, igualmente, fazer um concurso público para atender a esta demanda das escolas”, argumenta o vereador.

Para embasar ainda mais a sua sugestão ao Executivo, Ramiro protocolou o Pedido de Informação nº 322/21, solicitando informações sobre o assunto. O vereador quer saber quais foram os registros dos últimos cinco anos sobre invasões em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de Ensino Fundamental (EMEFs), incluindo boletins de ocorrência e outras comunicações oficiais. Ramiro também questiona a Smed sobre qual é o planejamento da secretaria para solucionar o grave problema de segurança em instituições de ensino públicas.

Por fim, o vereador pede que a Smed informe se há estudo de custos ou registro de preço para segurança privada nas escolas municipais e se há viabilidade jurídica para a prestação desse serviço. “Há um edital em análise para contratar serviço de vigilância noturna, portaria e aperfeiçoamento de alarmes nas escolas. Este é um assunto que deve ser debatido com toda a comunidade escolar para viabilizar a contratação de vigilância privada que ofereça segurança a todos”, explica o vereador.

 

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)