PLENÁRIO

Rejeitada instalação de lixeiras subterrâneas

  • Comitiva dos vereadores da Cosmam visita a Unidade de Triagem no Campo da Tuca - CooperTuca. Lixo. Resíduo reciclável. DMLU. Coleta seletiva
    Intenção é aumentar a renda das famílias que trabalham na reciclagem (Foto: Ederson Nunesl/CMPA)
  • Presidente da Câmara Municipal, Vereador Hamilton Sossmeier, participa do  Ato de Promulgação da Lei Nº 13.696, de autoria do Vereador Jonas Reis. Institui a prestação de serviços de psicologia e de serviço social na Rede Municipal de Ensino.
    Vereador Jonas Reis (PT) (Foto: Cristina Beck/CMPA)

A Câmara rejeitou, na tarde desta quarta-feira (27/03), projeto que criava, em Porto Alegre, um sistema de depósito subterrâneo de lixo, tanto orgânico, quanto reciclável, tudo junto. Pela proposta, do vereador Jonas Reis (PT), as tampas dos receptáculos ficariam no nível da rua. A ideia, explica, seria, além de permitir o descarte simultâneo, evitar o vandalismo e a triagem irregular, reduzir o mau-cheiro e os custos da operação, aumentar o número de vagas de estacionamento e contribuir para a limpeza das ruas. A mudança seria feita direto no Código de Limpeza Urbana. Reis acredita que o novo modelo poderia, inclusive, evitar que o plástico fosse lançado nos cursos d’agua e acabasse levando à morte animais que vivem dentro ou as suas margens, e aumentasse a quantidade de material de qualidade à disposição das famílias que trabalham nos galpões de reciclagem. Ouça.

Texto

Joel Ferreira (Reg. Prof. 6098)

  • Vereador Jonas Reis (PT)

  • Vereador Idenir Cecchin (MDB) - líder do governo

  • Vereador Ramiro Rosário (PSDB)