Plenário

Rejeitado projeto que tornaria a Beira-Rio uma área de lazer nos fins de semana

Discussão geral e votação, do projeto de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa, que obriga o Executivo Municipal a adquirir produtos orgânicos para serem incluídos no cardápio da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino. Na foto: Vereador Marcelo Sgarbossa na tribuna do plenário.
Vereador Marcelo Sgarbossa (PT) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou, nesta segunda-feira (7/11), projeto de lei 279/13, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que propunha o fechamento de toda a extensão da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) à circulação de veículos automotores, das 6h às 20h, aos sábados, domingos e feriados. O objetivo, segundo Sgarbossa, seria o de proporcionar melhor e maior espaço à prática desportiva e de lazer na orla da Capital.

O parlamentar lembra que, em 1989, o Decreto 9.372 estabeleceu o fechamento da avenida aos sábados (das 13h às 20h) e aos domingos e feriados (6h às 20h), permitindo grande afluência de pessoas ao garantir segurança, sobretudo às crianças e aos animais de estimação, por se tratar de um privilegiado espaço para o lazer, o esporte e a convivência. “É histórica a presença de praticantes de diversas modalidades esportivas na orla, como corredores, ciclistas, caminhantes, skatistas, patinadores, tendo como espaço mais procurado a avenida Beira-Rio”, explica.

Sgarbossa ressalta, ainda, que aos sábados, domingos e feriados o volume do tráfego de veículos automotores é substancialmente menor do que nos outros dias da semana e que existem vias alternativas para o deslocamento dos veículos.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)