Educação

Relatório da Cece aponta falta de monitores e professores na rede municipal

Maria Regina (ao microfone), da Atempa, pede que aprovados em concurso sejam chamados Foto: Francielle Caetano
Maria Regina (ao microfone), da Atempa, pede que aprovados em concurso sejam chamados Foto: Francielle Caetano
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal realizou nesta terça-feira (04/06) uma reunião para discutir a necessidade de recursos humanos na rede municipal de ensino e a realização de um concurso para monitores para educação infantil. Depois de uma série de visitas da comissão a escolas municipais e creches comunitárias, verificou-se a falta de profissionais na educação infantil. 

A Cece elaborou um relatório com 22 páginas que teve como objetivo reunir estudos, informações e ações desenvolvidas ao longo dos meses de fevereiro e abril, sobre a demanda e oferta da educação infantil. “É urgente que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) providencie um novo concurso”, disse a diretora geral da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), Maria Regina Duarte Scherer.

A presidente da Cece, vereadora Sofia Cavedon (PT), informou que Porto Alegre possui hoje uma defasagem de 119 professores na rede de ensino. Também há problemas com turmas e horários reduzidos. A diretora geral da Atempa esclareceu que a contratação de professores é uma reivindicação recorrente da categoria e no dia 15 de julho expira o concurso. “Diante do final do concurso, é muito importante providenciar a nomeação”, salientou Maria Regina.

A Atempa informou também que os profissionais dificilmente vão cumprir uma jornada de trabalho de dez horas numa escola. “O professor não vai ter condições de participar da reunião pedagógica. Além de ter um problema com relação ao pessoal, daqui a pouco temos que começar a nos preocupar com a situação pedagógica de planejamento dessas escolas, que vão contar com um número grande de profissionais com tempos pequenos dentro da escola que impossibilita um trabalho coletivo”, afirmou. 

No final da reunião, Sofia Cavedon encaminhou um ofício para a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Sofia quer que a secretaria informe quantos profissionais estão faltando na rede municipal de ensino e quais providências estão sendo tomadas. “A Cece quer garantir qualidade na rede municipal e ampliar o atendimento”, destacou a vereadora.

Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)