Saúde Mental

Residencial Terapêuticos

Residencial Terapêuticos
Residencial Terapêuticos

Nesta terça-feira (20/04) a Psicóloga Vereadora Tanise Sabino esteve em reunião na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), juntamento com o Dr. Alceu Gomes (Coordenador da Saúde Mental da Prefeitura) e a psicóloga Josane Souza e a assistente social Claudia Figueredo. A pauta da reunião foi sobre residênciais terapêuticos que auxiliam no tratamento da saúde mental.

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não. O número de usuários pode variar desde 1 indivíduo até um pequeno grupo de no máximo 8 pessoas, que deverão contar sempre com suporte profissional sensível às demandas e necessidades de cada um.

A Psicóloga Josane Souza e a Assistente Social Cláudia Figueiredo são proprietárias da “Casa de Maria” situado na cidade de Canoas, que é um residencial terapêutico, e serve como uma alternativa de moradia para os usuários, contando com atendimento humanizado por equipe qualificada.