Reunião

Reunião com a equipe técnica do Cais Mental em Porto Alegre

Reunião com a equipe técnica do Cais Mental em Porto Alegre
Reunião com a equipe técnica do Cais Mental em Porto Alegre

Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, como  Presidente da Frente Parlamentar da Promoção a Saúde Mental, realizou nesta terça-feira, dia 26 de outubro, uma reunião ao CAIS MENTAL 8. A reunião faz parte do roteiro de visitas que está sendo realizado pela Vereadora em todos os Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Porto Alegre com o objetivo de compartilhar experiências desenvolvidas no CAPS, entender a realidade do trabalho e os principais desafios enfrentados. 

O CAPS, que é coordenado pela enfermeira Theane Mariano, teve a manhã para deliberação dos trabalhos e alinhamento da equipe. A Vereadora Tanise esteve à convite da própria coordenação para participar da reunião técnica com todos os profissionais. No decorrer da reunião, cada membro da equipe, formado por Médico Psiquiatra, Enfermeiros, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e residentes, apresentaram experiências a fim de socializar e contribuir para o relato do trabalho no caps.   O CAPS 8 foi um dos primeiros a ser criado em Porto Alegre e é referência a nível federal em reabilitação e conta com uma equipe essencialmente de servidores públicos. 

A Vereadora Tanise Sabino disse que “sou psicóloga de formação há 17 anos e o meu propósito na Câmara de Vereadores é lutar pela saúde mental, com o objetivo de  promover as políticas públicas nesta área”.  Na roda de conversa, os servidores destacaram como pontos positivos do trabalho que a equipe do CAIS MENTAL é bastante unida, e cada membro é bastante empenhado. Entretanto, com o advento da pandemia e o aumento na procura dos atendimentos, e devido o CAIS Mental atender a região do centro,  zona sul e extremo sul, conforme relato dos trabalhadores, a equipe precisaria ter mais funcionários. Infelizmente, há algumas gestões, a Secretaria Municipal da Saúde trabalha com uma equipe mínima de funcionários, conforme prevê a legislação.

Foi abordado na reunião, não somente a parte humana em RH, mas a sede do CAPS também sofre devido a estrutura da casa que carece de reparos. Um dos exemplos citados, é a falta de acessibilidade para os usuários cadeirantes e outras deficiências motoras. Foi falado também da necessidade de materiais, principalmente, para ser utilizado nas oficinas pela terapeuta ocupacional, como tinta, caneta, papel colorido, pincel, entre outros. 

A Vereadora Tanise, após ouvir a equipe, agradeceu a coordenação por abrir este espaço para o diálogo e destacou a importância de fortalecer a rede de atenção psicossocial e a necessidade de ampliar este debate junto ao executivo. “Sou uma parceira nesta causa e vejo que posso ser uma ponte entre o Caps, legislativo e executivo. Esse é meu propósito, ser a voz de quem luta pela saúde mental de Porto Alegre”, afirmou a vereadora.

Os participantes do encontro agradeceram a vereadora por estar atuando forma objetiva e por estar escutando as demandas da rede da saúde mental. Parabenizaram também a vereadora pelo pronunciamento na tribuna sobre a moção de repúdio  referente à coletânea de livros da escritora Jéssica Düber.