FRENTE PARLAMENTAR

Reunião de Planejamento e organização da Frente Parlamentar de Promoção a Saúde Mental

Reunião da Frente Parlamentar de Promoção a saúde mental
Reunião da Frente Parlamentar de Promoção a saúde mental

Na tarde de ontem, terça-feira, a vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, esteve reunida com integrantes da Frente para a primeira reunião de planejamento e organização das ações para o segundo semestre. O grupo formado por profissionais da área da saúde mental representando a sociedade civil planejou algumas metas e ações que serão desenvolvidas ao longo da legislatura.

Foram discutidas ações visando a campanha do “ Outubro Rosa", o tratamento da dependência química, o centro do autismo, a implantação da SAMU Mental em Porto Alegre, a obrigatoriedade de ter psicólogos nas escolas, entre outros. 

Segundo a vereadora Tanise Sabino, “foi uma reunião propositiva, onde os participantes puderam compartilhar experiências e contribuir com ideias, às quais serão avaliadas a viabilidade para serem colocadas em práticas”. 

Dulce Bedin, psicóloga e professora universitária, parabenizou o trabalho da vereadora e abordou a importância do tema da saúde mental e o trabalho de prevenção da doença mental em escolas e órgãos públicos. “É preciso disponibilizar cursos de capacitação aos profissionais da educação, em especial para os professores, para que estes possam identificar os diversos tipos de transtornos e como eles podem realizar uma intervenção. E isso se dá através de uma metodologia e o psicólogo por ajudar muito neste aspecto”, ressaltou a psicóloga. 

Segundo Dr. Alceu Gomes, Médico Psiquiatra: "fico feliz de termos este espaço onde poderemos debater ações importantes, e pensar a saúde mental como um todo”. Parabenizou a vereadora por ser uma parceira do Executivo ao apresentar o Indicativo de Lei da SAMU Mental para a cidade de Porto Alegre. “Este indicativo de Lei, apresentado pela vereadora Psicóloga Tanise Sabino, nos alude a preocupação que ela tem com a saúde mental da cidade e ao mesmo tempo o protagonismo que ela vem abordando o tema”.  

 Nivo Gonçalves, Psicólogo, disse estar satisfeito em poder contribuir com sugestões para frente parlamentar, liderado pela Presidente Tanise Sabino e parabenizou a vereadora por ter a bandeira da saúde mental. “Sou um grande parceiro para avançarmos em ações efetivas da frente parlamentar. Ter um espaço como essa frente parlamentar, com certeza, para nós psicólogos, poderemos ajudar a estabelecer estratégias e intervenções, inclusive sugerir indicativos de lei para construções de uma cidade mais saudável”.

Conforme a vereadora e presidente da frente parlamentar Tanise Sabino: “tenho certeza que avançamos quando trabalhamos em conjunto e olhamos para mesma direção. Estamos somando esforços e juntos vamos inserindo, cada vez mais, a pauta da saúde mental na agenda da cidade. Precisamos ouvir as experiências para podermos construir ações efetivas para nossa sociedade. Hoje foi a primeira reunião de planejamento de muitas que teremos em nosso cronograma. Não basta somente fazer ações, temos que pensar e planejar”, ressaltou a vereadora.