SESSÃO SOLENE

Ricardo Zimerman é Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Dr. Ricardo Zimerman.
    Solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Dr. Ricardo Zimerman.
    Homenagem foi proposta pela vereadora Fernanda Barth (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em Sessão Solene realizada na noite desta quinta-feira (30/11), a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão de Porto Alegre ao médico Ricardo Ariel Zimerman. A homenagem foi proposta pela vereadora Fernanda Barth (PL), e a solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier (PTB).

Barth afirmou que o título é “muito merecido” e contou que teve a ideia de homenagear o médico com a honraria assim que descobriu que ele não nasceu em Porto Alegre. A vereadora relatou que o conheceu durante a pandemia de covid-19 e que buscou junto a Zimerman tratamento para seu marido quando este contraiu a doença. A parlamentar destacou a pesquisa do homenageado sobre genotipagem e virologia e afirmou que ele “não teve medo” e “salvou a vida de milhares de pessoas” com seu trabalho. “É um exemplo de médico que levou a sério o juramento que fez”, ressaltou.

Zimerman agradeceu a homenagem e afirmou que o “reconhecimento não é fácil de ser recebido, ao contrário”. Ele se referiu à sua trajetória, mencionando trabalhos de consultoria para a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e relatou que foi chamado pelo governo estadual para auxiliar no combate à pandemia de H1N1, em 2009.

O médico criticou as acusações de disseminar fake news que sofreu durante a pandemia de covid-19, afirmando ter sido tratado como um “pária”. Ele disse que a política do governo do estado de enfrentamento à pandemia foi equivocada, relatou sua pesquisa com antiandrogênicos para tratar a covid-19 e defendeu a autonomia dos médicos.

Histórico

Nascido na Argentina, Ricardo Ariel Zimerman possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e residência em infectologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Atualmente, é médico do corpo clínico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, infectologista do controle de infecção do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre e consultor em biossegurança da Organização dos Estados Americanos (OEA). Já trabalhou como consultor científico para a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), atuando principalmente nos seguintes temas: virologia e terapia infusional.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)