Rua do Bairro Restinga deve se chamar Celso Dias Dihl
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que denomina Rua Celso Dias Dihl o logradouro público cadastrado como Rua 8.830 - Loteamento Residencial Parque do Rincão, localizado no Bairro Restinga. A proposta tem a autoria do vereador João Carlos Nedel (PP).
Conforme o projeto, Celso Dias Dihl nasceu em 22 de outubro de 1921, no Bairro Sarandi, em Porto Alegre. Iniciou seus estudos em uma escola elementar localizada em Alvorada e, aos 11 anos, ingressou como aluno interno no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre. Seguiu estudando, cursando, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA), a arma de Cavalaria.
Em 1944, estagiou em Dom Pedrito, época em que, segundo Nedel, dividia seu dia entre os estudos e o trabalho, uma vez que, em maio do mesmo ano, ingressou no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Frequentava o CPOR/PA pela manhã, trabalhava no banco à tarde e, à noite, cursava técnicas contábeis no Colégio Rosário.
"No Banrisul, foi funcionário exemplar e recebeu promoções por merecimento e competência. Sua primeira promoção ocorreu durante a inauguração da agência do Bairro Floresta, ocasião em que foi nomeado gerente e em que proferiu as seguintes palavras em seu discurso: Eu nada vos prometo, a não ser trabalhar com o máximo de minhas forças para jamais desmerecer da confiança que em mim depositastes", lembra Nedel.
Celso Dias Dihl morreu aos 75 anos, em 16 de agosto de 1997, em Porto Alegre. Para o vereador proponente, "deixou a imagem de um homem que sempre procurou exercer suas atividades dentro da moral, da ética e da justiça, valores inestimáveis que legou aos seus descendentes e que marcaram a sua existência".
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)