Nomeação de rua

Rua João Carlos Osório Dutra é inaugurada em Porto Alegre

Rua João Carlos Osório Dutra é inaugurada em Porto Alegre
Rua João Carlos Osório Dutra é inaugurada em Porto Alegre

Na manhã deste último sábado (25), aconteceu o ato solene que denomina o logradouro na rua João Carlos Osório Dutra na zona norte da cidade.  Por sugestão do Sandro Cyntrão, voluntário da PACTO, que indicou à vereadora Tanise Sabino que, prontamente, encaminhou projeto de lei junto à Câmara de Vereadores que foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo Prefeito no dia 17 de maio.

 

Projetos de lei que propõem conceder nome a uma rua ou logradouro são fundamentais para a cidade. A falta de nome oficial para uma rua pode criar muitas dificuldades para todas as pessoas que nela residem. Fica mais difícil para alguém explicar corretamente onde mora, se a pessoa reside numa rua sem nome, gerando problemas inclusive para o recebimento de correspondências, encomendas e cobranças. O nome de uma rua é muito importante e faz parte do chamado endereço, juntamente com o bairro, o CEP, o número do imóvel e a cidade.

 

No ato, Cristiana Dutra, filha, falou em nome da família. Relembrou do amor e dedicação que o seu pai tinha com o Núcleo de Ressocialização Pessoal (NAREP). “As reuniões eram todas as quintas-feiras à noite. A gente já sabia que este dia era dedicado para este trabalho. Ele ajudou muitas pessoas que sofreram devido a dependência química”.  Conforme ainda a filha, o pai tinha uma dedicação as pessoas. Ele amava a vida e a valorizava.

 

Sandro Cyntrão, voluntário da PACTO e do Núcleo de Ressocialização Pessoal (NAREP) relembrou a amizade e o trabalho. “O seu João Carlos fundou o grupo NAREP em 28 de agosto de 1996.  Ele conhecia todo mundo do grupo pelo nome. Tinha uma memória invejável. Sempre muito disponível. Ele dizia que não sabia onde estaria nos finais de semana, segundas terças, quartas e sextas, mas a única certeza que ele tinha, é que quinta-feira à noite estaria no NARAP. Ele era muito forte em suas palavras. Tinha um posicionamento firme. Ele fez um trabalho fantástico com ressocialização”.

 

Oliveira, representando o grupo NAREP, relembra que “João Carlos também foi o fundador dos encontros estaduais dos graduados. Sempre solicito, um líder nato. Ele sempre priorizou o tratamento da família do dependente químico, ou seja, o tratamento da co-dependência”.

 

Deputado Sabino, relembrou do tempo em que era vereador e que todas as ruas que já nomeou em Porto Alegre, todas foram de homens e mulheres que tinham um trabalho relevante para a capital. “Que coisa linda, estarmos aqui hoje, reconhecendo o trabalho deste homem, que se entregou de corpo e alma no tratamento da dependência química, deixando um legado para a cidade”. Conforme ainda Deputado Sabino, “ao ouvir a cada pronunciamento, da filha e amigos, vejo que ele era um homem que amava a vida, amava o próximo, amava a família. E este é o nosso bem maior. Por isso essa rua carregará o nome de quem valorizou as pessoas”, reforça Sabino em suas palavras.

 

A vereadora Tanise Sabino ressaltou que “dar nome a uma rua é muito mais que nomear um local, além de dar as pessoas que aqui residem um pouco mais de dignidade, pois terão um endereço completo, com um CEP; também é uma forma de honrar a quem muito contribuiu com a nossa sociedade. Como foi o caso do Sr João Carlos Osório Dutra, que muito contribuiu com a nossa cidade de Porto Alegre no tratamento da dependência química”.

 

No final dos pronunciamentos, os familiares, amigos e moradores do local, se reuniram para o descerramento da placa.

 

Participaram do evento o Deputado Estadual Elizandro Sabino; Sueli Luckemeyer, viúva; Mariângela Dutra, filha; Cristina Dutra, filha; Mariana Dutra, neta; Ana Laura Dutra Martins, neta; Iara Dutra, irmã; Sandro Cyntrão, voluntário da Pacto; Mara Paiva; integrantes do grupo Núcleo de Ressocialização Pessoal (NAREP) e moradores.  

 

Conheça mais João Carlos Osório Dutra: publicitário de formação, foi Diretor voluntário de Recuperação da PACTO em meados de 1992 a 1995, fundador do Grupo NAREP (Núcleo de Ressocialização Pessoal), fundado em 28 de agosto de 1996 com o intuito de devolver à sociedade jovens dependentes químicos que fizeram tratamento em comunidades terapêuticas com o lema "UMA NOVA MANEIRA DE VIVER". João levava com ele a ideia de se criar uma nova sociedade entre pares, e trabalhou muito para isso, sendo o resultado o surgimento de novos grupos em todo o estado, levando centenas de jovens a viverem em plena recuperação na busca de um espaço na sociedade. Foi um homem que transformou vidas através do TRIPÉ: trabalho, disciplina e oração, devolvendo à família e à sociedade jovens transformados