SAÚDE

Ruas pede apoio à Beneficência Portuguesa

Líder da Bancada de Oposição aponta a necessidade de abrir hospital ao atendimento da população

sessão ordinária  foto Anderson Nunes
sessão ordinária foto Anderson Nunes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A reabertura do Hospital Beneficência Portuguesa para atendimento através do SUS foi o pedido apresentado pelo vereador Pedro Ruas (PSOL), em nome da bancada de Oposição na primeira sessão plenária ordinária realizada nesta segunda-feira (01/02). O vereador aproveitou a ida de Sebastião Mello à sessão, onde o prefeito esteve acompanhado pelo seu vice, pelo secretário da Saúde Mauro Sparta e demais colaboradores, para fazer a solicitação, destacando e importância daquele estabelecimento hospitalar para a capital gaúcha. “Na Assembleia Legislativa constituí uma comissão especial somente para impedir o fechamento da Beneficência, dado a sua importância”, lembrou Ruas.

Conforme o vereador, as informações sobre a verdadeiro situação do hospital não são bem claras e será necessário a participação da prefeitura para reincluir o estabelecimento no sistema de atendimento à saúde, em especial ao SUS, num momento tão grave quanto esse em “que estamos passando, devido a pandemia da Covid”, destacou Pedro Ruas. Ele solicitou ao secretário da Saúde Mauro Sparta especial atenção para o tema.

Após a sessão plenária o vereador protocolou um requerimento solicitando a formação de uma comissão especial para tratar exclusivamente da grave situação da Beneficência Portuguesa. “Um dos problemas mais dramáticos dessa pandemia é justamente a falta de leitos de UTI. Precisamos olhar com muita seriedade para uma instituição que tantos serviços de qualidade já prestou à sociedade gaúcha. A população que depende do SUS precisa de atendimento e o Beneficência tem condições de oferecer, caso seja apoiado”.

Texto

Jornalista Jurema Josefa, Assessora de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)