CIDADE

Saint Patrick's Day está confirmado para o 4º Distrito em Porto Alegre

Vereador Ramiro Rosário participou de vistoria na região nesta segunda-feira, 7, onde foram acertados os detalhes da programação entre empreendedores e representantes da prefeitura

Reunião in loco definiu o fechamento de três ruas – Álvaro Chaves, Moura Azevedo e Travessa São José – para abrigar a festa de St. Patrick no 4D
Reunião in loco definiu o fechamento de três ruas – Álvaro Chaves, Moura Azevedo e Travessa São José – para abrigar a festa de St. Patrick no 4D

Encarada com desconfiança por moradores, pelo Ministério Público e pela Brigada Militar, a festa de Saint Patrick's Day, o Dia de São Patrício, terá um novo local em Porto Alegre este ano: o 4º Distrito. A informação é do vereador Ramiro Rosário (PSDB), que participou de uma vistoria na região nesta segunda-feira, 7, onde foram acertados detalhes da programação entre empreendedores e representantes da prefeitura. “Todos estão de acordo em concentrar as comemorações no 4º Distrito, evitando conflitos com os moradores do Moinhos de Vento e da Cidade Baixa. Chegamos a um consenso bom para todos”, comentou Ramiro.

Tudo começou em uma reunião, no último dia 25 de fevereiro, articulada pelo vereador, unindo empresários e a prefeitura. A partir desse encontro, amadureceu a ideia de centralizar a festa do santo padroeiro da Irlanda em uma região da cidade – e não mais em 9 bairros, como aconteceu em 2019. Em 2020, inicialmente a festa estava programada para 11 bairros, mas houve cancelamentos da prefeitura após pedidos de moradores dos bairros Cidade Baixa e do Moinhos de Vento. No ano passado, em razão da pandemia, todos os eventos foram cancelados.

Pelo acordo encaminhado entre prefeitura e empresários, o Saint Patrick's Day será comemorado no seu dia oficial: 17 de março, uma quinta-feira, das 18h à meia-noite, em três pontos do 4º Distrito, região formada por cinco bairros (Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá). A organização vai ser da mesma produtora que realizou, com sucesso, o Festival Quarto Poa, no dia 28 de novembro de 2021. “A festa deve receber um público de 5 mil pessoas”, estima Wayner Bechelli, fundador do Quarto POA.

Como o 4º Distrito tem baixa densidade populacional e concentra a maioria das 40 microcervejarias da Capital, a região é o local mais adequado para as comemorações do Dia de São Patrício. A prefeitura se comprometeu a oferecer a infraestrutura básica necessária, como segurança, limpeza e apoio no trânsito, com bloqueios e fechamentos de ruas, além do acesso facilitado por ônibus de outras regiões da cidade.

Ao todo, participarão mais de 13 bares da região com programação própria. Ainda haverá beer trucks e um cortejo com banda e personagens característicos nas três ruas – Álvaro Chaves, Moura Azevedo e Travessa São José – que estarão fechadas, com toda a segurança necessária. “Vamos ter muitas opções de drinks, centenas de estilos de chopes e atrações sensacionais pra embalarem essa noite verde e cheia de luz”, disse Wayner Bechelli. Mais informações em breve no perfil oficial do @quartopoa.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)