CIDADE

Saint Patrick’s deve sair do Moinhos de Vento para o 4º Distrito

“A ideia é centralizar as comemorações no 4º Distrito, evitando conflitos com os moradores do Moinhos de Vento e da Cidade Baixa”, explica o vereador Ramiro Rosário, que articulou reunião entre empresário e prefeitura

  • Ramiro, Melo e Ricardo: Saint Patrick's Day seria comemorado no seu dia oficial, 17 de março, das 17h à meia-noite, em três pontos do 4º Distrito. Foto: Maria Ana Krack / Divulgação Prefeitura de Porto Alegre
    Ramiro, Melo e Ricardo: Saint Patrick's Day seria comemorado no seu dia oficial, 17 de março, das 17h à meia-noite, em três pontos do 4º Distrito. (Foto: MATEUS RAUGUST)
  • Reunião entre prefeitura e empresários foi realizada no dia 25 de fevereiro no gabinete do prefeito Sebastião Melo a pedido de Ramiro. Foto: Maria Ana Krack / Divulgação Prefeitura de Porto Alegre
    Reunião entre prefeitura e empresários foi realizada no dia 25 de fevereiro no gabinete do prefeito Sebastião Melo a pedido de Ramiro. (Foto: MATEUS RAUGUST)

Se depender do vereador Ramiro Rosário (PSDB), a festa de Saint Patrick's Day, o Dia de São Patrício, não será mais realizada no Moinhos de Vento nem na Cidade Baixa. Ramiro articulou uma reunião unindo empresários e a prefeitura, no dia 25 de fevereiro, para levar o evento a um novo local em Porto Alegre este ano: o 4º Distrito. “A ideia é centralizar as comemorações no 4º Distrito, evitando conflitos com os moradores do Moinhos de Vento e da Cidade Baixa”, explica o vereador.

A partir desse encontro, cresceu a chance de concentrar a festa do santo padroeiro da Irlanda em uma região da cidade – e não mais em nove bairros, como aconteceu em 2019. Em 2020, inicialmente a festa estava programada para 11 bairros, mas houve cancelamentos da prefeitura depois de pedidos de moradores dos bairros Cidade Baixa e do Moinhos de Vento. No ano passado, em razão da pandemia, todos os eventos foram cancelados.

A sugestão é que a organização seja da mesma produtora que realizou, com sucesso, o Festival Quarto Poa, no dia 28 de novembro de 2021. Pelo que foi conversado entre prefeitura e empresários na reunião sugerida por Ramiro, o Saint Patrick's Day seria comemorado no seu dia oficial: 17 de março, uma quinta-feira, das 17h à meia-noite, em três pontos do 4º Distrito, região formada por cinco bairros (Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá).

“Como o 4º Distrito tem baixa densidade populacional e concentra a maioria das 40 microcervejarias da Capital, a região é o local mais adequado para as comemorações do Dia de São Patrício”, destaca o vereador. A ideia é ter uma série de novidades ao público que comparecer ao local, com diversas atrações musicais e culturais. A prefeitura daria o apoio institucional, se responsabilizando pela segurança, limpeza e apoio no trânsito. “Estamos muito próximos de consolidar esta ideia, que será boa para todos”, afirma Ramiro.  Uma nova reunião entre as partes está marcada para a próxima segunda-feira, 7 de março.

QUEM FOI SÃO PATRÍCIO?
São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e ficou conhecido por ter levado o catolicismo para a Irlanda. Sua suposta morte em 17 de março, há mais de mil anos, transformou o dia em uma festa religiosa. As celebrações extrapolaram as fronteiras irlandesas para serem celebradas em diversos países pelo mundo. O verde é o símbolo da data que homenageia o padroeiro.

CAPITAL CERVEJEIRA
Porto Alegre é a cidade com mais cervejarias (40) e a líder em cervejas registradas (1.656) junto ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), segundo o Anuário da Cerveja no Brasil relativo a 2020. A capital gaúcha tem uma cervejaria a cada 12 quilômetros quadrados, a maior concentração por território do país. É por isso que ostenta o título de Capital brasileira da cerveja.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)