AGORA É LEI

Sancionada a lei que inclui Dia da Apraxia de Fala na Infância no Calendário do Município

EXECUTIVO
EXECUTIVO (Foto: PEDRO PIEGAS /PMPA)

Foi sancionada na última sexta-feira, 13, o projeto de lei de autoria da vereadora Monica Leal que inclui o Dia da Apraxia de Fala na Infância no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A medida tem o objetivo de conscientizar e informar a população sobre os sintomas da doença. A lei foi sancionada pelo prefeito em exercício, o procurador-geral Roberto Rocha, que recebeu o cargo do presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim, no início da tarde. 

O dia 14 de maio é um marco mundial para a questão da apraxia de fala na infância e agora será celebrado pela primeira vez no calendário municipal. "A inclusão é uma forma de chamar mais atenção para a doença, dar visibilidade aos espaços de fala e esclarecer à população sobre a importância de apoiar as famílias", afirma a vereadora.

Para o prefeito em exercício, o simbolismo está em traduzir a lei em ações práticas que impactem diretamente nas pessoas. "Somente com conhecimento e ampliação dos espaços de conscientização é que o poder público pode ajudar a mobilizar ações em benefício de quem enfrenta o problema", enfatiza Rocha. 

A apraxia de fala afeta a habilidade de produção e sequência de sons quando a criança tenta se comunicar, mas tem dificuldade de fazer os movimentos musculares necessários para formar sílabas, palavras ou frases. A estimativa é que uma ou duas, a cada mil crianças, são diagnosticadas com o distúrbio neurológico que afeta mais os meninos.

 

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)