AGORA É LEI

Sancionada lei que cede o uso do Parque Saint Hilaire à prefeitura de Viamão

Presidente Hamilton Sossmeier participa do ato de sanção da lei que autoriza a cessão de uso de parte de próprio municipal para o município de Viamão, destinado à unidade de conservação do Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, e de áreas de lazer que especifica.
Presidente Hamilton Sossmeier participa do ato de sanção da lei que autoriza a cessão de uso de parte de próprio municipal para o município de Viamão, destinado à unidade de conservação do Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, e de áreas de lazer que especifica. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB) participou  prefeito Sebastião Melo sancionou nesta segunda-feira, 6, em evento no Paço Municipal, o projeto de lei 004/22 que cede o uso e a administração de parte do Parque Municipal Saintn Hilaire e áreas de lazer à prefeitura de Viamão. A justificativa é que 82% do território está localizado na cidade da Região Metropolitana e o acesso ao parque é feito pelo município vizinho. 

“Temos a certeza que farão a gestão e conservação ambiental do espaço com muita responsabilidade e cuidado. A conquista é de todos nós e será um passo enorme para dar sustentabilidade à Região Metropolitana. Feliz de uma cidade que tem tamanha riqueza ambiental”, afirmou o Prefeito Sebastião Melo. 

Conforme o projeto, a prefeitura de Viamão compromete-se a atualizar as permissões de uso que recaem sobre as quatro áreas de lazer cedidas por Porto Alegre, além de realizar o levantamento topográfico e a descrição correta dos cerca de 900 hectares cedidos. O parque possui uma área total de aproximadamente 1500 hectares. A cessão de uso será por 30 anos.

Durante a sanção, Sossmeier destacou a importância da relação entre os municípios. "Os dois municípios, assim como tantos outros da Região Metropolitana, devem atuar como fazem no dia de hoje, conjuntamente, para encontrar soluções que beneficiem a população e que potencializem as ações de cada gestão. Só se chega ao desenvolvimento com união e diálogo, e assim continuaremos a fazer".

O vereador Moises Barboza (PSDB), autor da emenda nº 01 do projeto, destacou a união de esforços na elaboração do mesmo. "Esta sanção é resultado de um trabalho coletivo, construído a muitas mãos e que perpassou gestões, até o dia de hoje. Fico extremamente feliz de participar deste momento", afirmou Barboza, que atuou intensamente na interlocução entre os agentes responsáveis pela cedência.

Também participaram do evento os vereadores Gilson Padeiro (PSDB), Tiago Albrecht (NOVO), o prefeito de Viamão, Engenheiro Nilton Magalhães, e o ex-prefeito e deputado estadual Valdir Bonatto (PSDB).

 

Texto

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)