AGORA É LEI

Sancionada lei que determina prazo de 15 anos para fiação subterrânea completa em Porto Alegre

Presidente Hamilton Sossmeier participa do Ato de Sanção da Lei que estabelece que as redes de infraestrutura de cabeamento para transmissão de energia, de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica e de outros cabeamentos, deverão ser exclusivamente subterrâneas.
Presidente Hamilton Sossmeier participa do Ato de Sanção da Lei que estabelece que as redes de infraestrutura de cabeamento para transmissão de energia, de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica e de outros cabeamentos, deverão ser exclusivamente subterrâneas. (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Foi sancionada na manhã desta quarta-feira (12/4) pelo prefeito Sebastião Melo, a Lei 13.402, que estabelece que as redes de infraestrutura de cabeamento para transmissão de energia, de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica e de outros cabeamentos devem ser subterrâneas. O projeto é de autoria dos vereadores Cassiá Carpes (PP) e Fernanda Barth (PODE).

O projeto de lei determina que as concessionárias e empresas prestadoras de serviços precisarão fazer a substituição da fiação no prazo de 15 anos a partir da data de publicação. O prazo é válido somente para construções consolidadas. Novas edificações, reformas e loteamentos devem prever fiação subterrânea como condição prévia para aprovação.

A lei é importante não só pela questão da estética da cidade, que só tem a melhorar, mas também para enfrentarmos o furto de fios. Diariamente, amanhecemos com o problema de semáforos estragados por consequência deste crime, ou falta iluminação em algum parque ou praça. O furto de fios é um drama enorme que a cidade está vivendo e, com a aprovação, podemos avançar no combate”, afirmou o prefeito Sebastião Melo. 

O projeto também prevê que as empresas e concessionárias terão de arcar com os custos para a substituição, e podem também formar consórcios para utilizar a rede de infraestrutura subterrânea para racionalizar o espaço e evitar a abertura constante de valas para a implantação das redes.

 

Texto

Josué Garcia (estagiário de Jornalismo)

Edição

Orlando Moraes ( reg. prof. 20.632)