Fotografia

Sandra Genro mostra Imagens de Tribos Indígenas

Brincadeiras no Parque do Xingu Foto: Sandra Genro
Brincadeiras no Parque do Xingu Foto: Sandra Genro

A primeira-dama do Estado, Sandra Genro, apresenta, até 29 de abril, exposição individual de fotografias na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Intitulada Imagens de Tribos Indígenas, a mostra reúne 42 fotos capturadas no Parque do Xingu e no Noroeste do Pará. São destaques o ritual Quarup (ou Kuarup) e a aldeia dos Zo’é, povo ameaçado de extinção recuperado pela Funai.

Médica radiologista, Sandra conta que, examinando imagens e diagnosticando com ajuda delas, acabou desenvolvendo um olhar arguto sobre pequenos pedaços de claros-escuros. Foi natural, portanto, se interessar por fotografia. Quando se aposentou do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, começou a estudar um tipo de imagem influenciada pelas cores de Porto Alegre e pela luminosidade de Brasília - onde morou por mais de um ano. Hoje tem um acervo de mais de 5 mil fotos.

No tempo em que viveu em Brasília, Sandra teve a oportunidade de fotografar povos do Parque do Xingu (Norte de Mato Grosso) e participar de dois Quarup - ritual de homenagem aos mortos. Em 2009, acompanhando um grupo da Funai pela floresta do Noroeste do Pará, conheceu a etnia dos Zo’é, quase dizimados nos anos 80 depois de contraírem viroses de missionários. A Funai afastou os religiosos e isolou a tribo, impedindo o contato com não-índios estranhos à fundação. Segundo a fotógrafa, o povo Zo’é recuperou-se e hoje 245 deles, divididos em 11 aldeias, habitam a região.

A exposição pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras, com entrada franca e apoio do gabinete da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL). Informações no Memorial da Câmara: (51) 3220-4392 e 3220-4318, ou pelos e-mails claudiah@camarapoa.rs.gov.br e sandragenro@gmail.com

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)