Mandato

Saúde Mental é pauta de reunião na Secretaria Estadual de Saúde

Saúde Mental é pauta de reunião na Secretaria Estadual de Saúde
Saúde Mental é pauta de reunião na Secretaria Estadual de Saúde

 Nesta terça-feira, 15 de agosto, a pauta da saúde mental foi tema de reunião na Secretaria Estadual de Saúde. Na ocasião, o deputado Sabino, a vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o médico psiquiatra Dr. Alceu Gomes apresentaram duas pautas à secretária Arita Bergmann. A primeira pauta foi realizar o convite para a III Caminhada do Setembro Amarelo: juntos pela Vida, e segunda pauta foi sugerir a criação de um Centro Estadual de Saúde Mental a partir da estrutura do Hospital Psiquiátrico São Pedro para apoiar a rede de atendimento psicossocial. 

 Segundo a vereadora Tanise Sabino: “no dia 03 de setembro, teremos a nossa III Caminhada do Setembro Amarelo em Porto Alegre. Neste ano, além de promover a caminhada, vamos oferecer um espaço com o objetivo de disponibilizar informações e serviços abordando sobre a prevenção do suicídio. A  Prefeitura de Porto Alegre irá disponibilizar algumas bancas para as instituições convidadas e gostaríamos que a Secretaria Estadual de Saúde, através da coordenação estadual da saúde mental e o comitê estadual de promoção da vida e prevenção do suicídio, participem dessa iniciativa, com um espaço próprio, que será oferecido pela prefeitura através de uma banca.  Estamos muito felizes em poder realizar esse convite, em nome da Prefeitura de Porto Alegre e da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, a qual sou presidente na Câmara de Vereadores. Precisamos, cada vez mais, nos unirmos em prol deste propósito: a saúde mental”.

 “Como deputado estadual, sempre apoio e participo dessas ações de conscientização, como as campanhas Janeiro Branco e Setembro Amarelo. Mais uma vez estarei presente na “Caminhada Juntos Pela Vida” e será muito importante termos a participação da Secretaria Estadual de Saúde com um espaço próprio, com o intuito de promover a conscientização sobre a valorização da vida. Além disso, oferecendo suporte e auxílio nas principais causas associadas ao suicídio e a saúde mental. Essas iniciativas são fundamentais para criar um ambiente de acolhimento e ajudar a prevenir essa triste realidade”, ressaltou o deputado Sabino.

“Também estamos aqui hoje para apresentar mais uma solicitação junto à secretaria. O Hospital São Pedro, o primeiro hospital psiquiátrico de Porto Alegre, possui uma história de relevância na assistência a pacientes com transtornos mentais há 139 anos. Com a Lei Antimanicomial, gradualmente, foi havendo o fechamento dos leitos psiquiátricos e os pacientes foram encaminhados para a rede de atenção psicossocial, como os caps, por exemplo. Hoje, o hospital não tem mais pacientes da área asilar, porém segue na área da assistência para casos de crianças, adolescentes e adultos, que necessitem de uma internação breve. Percebemos a necessidade de promover ações concretas que melhorem o acesso e a qualidade dos serviços disponíveis, com isso sugerimos a criação de um Centro Estadual de Saúde Mental (CESM) ou Instituto Estadual de Saúde Mental (IESM)”, destacou a vereadora psicóloga Tanise Sabino.

 Complementando a fala da vereadora, o médico psiquiatra Dr. Alceu Gomes, que esteve presente à convite da Vereadora Sabino como técnico e especialista em saúde mental, ressaltou que: “este primeiro momento é de análise e de muito debate sobre o tema, estamos sugerindo a utilização da estrutura do Hospital para que ele permaneça atendendo pacientes que necessitam de cuidados em relação à saúde mental, tendo em vista que o espaço já abrigou cinco mil pacientes-moradores ao longo de sua história. Em Porto Alegre, próximo ao espaço do hospital, temos o Centro de Referência do Autismo (CERTA), que atende crianças de 0 a 12 anos. Esse novo espaço poderia vir a complementar esse serviço que já vem sendo realizado, também somando muito para os gaúchos. Esperamos poder contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, saudável e consciente da importância do cuidado com a saúde mental”.

 Segundo a secretária Arita: “estamos tendo um olhar especial para a saúde mental dos gaúchos. Agradeço ao convite para a caminhada do Setembro Amarelo, é fundamental debatermos e trazermos a conscientização sobre esse tema tão importante. A respeito da Lei da Reforma Psiquiátrica, estamos trabalhando sempre em questões que beneficiem a nossa sociedade como um todo. É um desafio, um trabalho gigante, um exemplo disso é que são quase 200 pessoas que estão internadas no  Instituto Psiquiátrico Forense - IPF. A questão da internação segue nos absorvendo bastante e temos tido uma demanda reprimida significativa da cidade de Porto Alegre e do Estado. Vamos conversar melhor a respeito dessa questão, assim como temos tratado a respeito dos hospitais de custódia”, reforçou.

 Segundo a diretora do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Maria Letícia Ikeda: “temos a convicção de que o hospital é um espaço nobre e precioso de formação, história e de cuidado, e isso é o que temos trabalho na Secretaria de Saúde. Já temos outras agendas marcadas para abordar esse caso. Vamos debatendo e avançando cada vez mais”.

 Também estavam presentes na reunião: secretária adjunta, Ana Costa; diretora adjunta da Atenção Primária, Marlise Fraga; e a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Carla Pertile.

Edição

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228