Frente Parlamentar

Saúde Mental em Tempos de Pós-Pandemia

Saúde Mental em Tempos Pós Pandemia
Saúde Mental em Tempos Pós Pandemia

Já estão abertas as inscrições para o Simpósio Saúde Mental em Tempos de Pós-Pandemia, organizado pela Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental da Câmara de Vereadores, Prefeitura de Porto Alegre e da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento, que acontecerá no dia 27 de abril, no auditório da AMRIGS a partir das 13h30min, terá como objetivo refletir sobre um dos legados da pandemia do covid-19: o adoecimento mental, e aproveitar a oportunidade para estabelecer estratégias de equilíbrio emocional.

O mundo se vê diante de um novo desafio: o pós-pandemia. E é isso que este simpósio irá proporcionar, um cenário de discussão sobre este tema que se torna ainda mais relevante no nosso cotidiano. Um ambiente para aprender, trocar experiências e refletir sobre a importância da saúde mental em nossas vidas.

Conforme a vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, depois de vários meses de limitações causadas pela pandemia, foram necessárias diversas alterações para retomar as atividades e isso tem ocasionado um elevado grau de sofrimento mental, o qual tem impactado severamente os trabalhadores brasileiros. Esse quadro tem agravado ainda mais os índices já elevados de ansiedade, estresse e depressão, resultando em doenças e exaustão tanto física quanto mental.

De acordo com o Dr. Gerson Junqueira, Presidente da AMRIGS, a saúde mental é uma questão de interesse geral, que deve ser abordada de maneira integrada, incluindo educação, apoio social e tratamento médico adequado, pois, sem ela, a vida pode ser muito mais difícil e limitada. “A AMRIGS, em parceria com a Câmara de Vereadores e Prefeitura de Porto Alegre, está sendo palco de uma importante discussão que impacta a vida de todos”.

Os temas abordados no simpósio serão: equilíbrio entre vida profissional e pessoal; Burnout nos processos de trabalho; saúde mental da pessoa idosa; e saúde mental, bem-estar e felicidade.

Para falar sobre os temas, o evento contará com a participação dos painelistas: Zeila Bedin, psicóloga e diretora fundadora do Instituto de Desenvolvimento Global (IDG); Dr. Alceu Gomes Filho, médico psiquiatra; Dr. Roberto Bigarella, médico psiquiatra e geriatra; e Lígia Nery, psicóloga, coach e mentora.

As mediadoras de cada painel serão: Dra. Marla Martins, psicóloga; Dra. Clara Ester Trahtman, médica psiquiatra da Associação de Psiquiatra do Rio Grande do Sul (APRS); Clesia Zieman, Coordenadora da Saúde do Idoso na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a vereadora Psicóloga Tanise Sabino.

O Simpósio Saúde Mental em Tempos de Pós-Pandemia será realizado na parte da tarde,  a partir da 13h30 às 18h30,  no Teatro da AMRIGS e as inscrições são gratuitas,  limitadas e devem ser realizadas previamente através do site https://saudemental2023.com.br/

O simpósio também conta com o apoio da Associação de Psiquiatra do Rio Grande do Sul (APRS), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), da ONG Via Vida e da Editora Grupo A.

 

Confira a programação abaixo:

 

13h30 às 14h – Credenciamento

 

14h às 14h30 – Abertura

 

14h30 – Equilíbrio entre vida profissional e pessoal: o impacto na saúde mental

Moderadora: Dra. Marla Martins – Psicóloga Clínica e Organizacional

Palestrante: Dra. Zeila Bedin • Psicóloga Clínica e Organizacional • Diretora Fundadora do Instituto de Desenvolvimento Global (IDG)

 

15h20 – Burnout nos processos de trabalho

Moderadora:  Dra. Clara Ester Trahtman  - Médica Psiquiatra da Associação de Psiquiatra do Rio Grande do Sul (APRS)

Palestrante: Dr. Alceu Gomes • Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência • Mestre em Psiquiatria (UFGRS) • Diretor Técnico do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas • Coordenador do Centro de Referência do Transtorno Autista (CERTA) • Membro da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS)

 

16h as 16h15 - Intervalo

 

16h15min - Saúde mental da pessoa idosa

Moderadora: Clesia Zieman- Coordenadora da Saúde do Idoso na Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

Palestrante: Dr. Roberto Bigarella • Médico Psiquiatra (UERJ) • Médico Geriatra (PUC/RS) • Mestre em Clínica Médica (UFRGS) • Professor da disciplina de geriatria na Faculdade de Medicina de Caxias do Sul (UCS)

 

17h – Saúde mental, bem-estar e felicidade

Moderadora: Tanise Sabino • Psicóloga • Vereadora de Porto Alegre

Palestrante: Dra. Ligia Nery • Psicóloga • Especialista em Psicologia Organizacional • Especialista em Recursos Humanos • Coach • Mentora • Consultora em gestão de transição e carreira

 

18h30 – Encerramento

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228