Saúde Mental

Tanise Sabino reforça parceria com SIMERS para a Jornada 2023: Litoral entre Psicanálise e Neurociências

Tanise Sabino reforça parceria com SIMERS para a Jornada 2023: Litoral entre Psicanálise e Neurociências
Tanise Sabino reforça parceria com SIMERS para a Jornada 2023: Litoral entre Psicanálise e Neurociências

 

 

No dia 16 de maio, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve com o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Dr. Marcos Rovinski, acompanhada das psicólogas Josiane Weiss e Renata Vives, do Instituto Horizontes. A principal pauta da reunião foi a divulgação da Jornada 2023: Litoral entre Psicanálise e Neurociências,  que será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, trazendo a Porto Alegre Marie Christine Laznik, uma grande referência quando se fala em diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Os últimos estudos divulgados no final de março, nos EUA, apontam para uma incidência de 1 criança diagnosticada com TEA a cada 36 nascimentos. Assim, urge promovermos capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista”, ressaltou Tanise.

 O Dr. Marcos Rovinski é endocrinologista, mas sempre foi muito sensível a causa da saúde mental, sendo, inclusive, um dos responsáveis para inclusão de psiquiatras e psicólogos no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Assim, prontamente o Presidente do Simers colocou a entidade como parceira na sensibilização de seus profissionais para a importância da atualização sobre o Autismo: “o Simers é parceiro e estimula o desenvolvimento do conhecimento em benefício da saúde mental. O conteúdo do evento será apresentado aos Núcleos de Psiquiatria e de Pediatria do Simers, para que seja avaliado e dado os devidos encaminhamentos”, disse.

 Na oportunidade, a parlamentar também reforçou o convite para duas caminhadas que serão realizadas ainda este ano, sendo uma a 25º Caminhada da Vida, a ser realizada no dia 25 de junho, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre e o Conselho Municipal de Álcool e Drogas (Comad), apoiada pela Vereadora que é Presidente da Frente Parlamentar da Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização.  A outra caminhada acontecerá no dia 3 setembro, e será a 2ª Caminhada do Setembro Amarelo, promovida pelas Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, presidida pela vereadora Tanise.

  Na ocasião, a vereadora também convidou o Dr. Rovinski para participar de uma audiência pública, encaminhada pelo deputado Sabino (ainda aguardando aprovação do requerimento pelo plenário do parlamento gaúcho), que terá como pauta a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de extinguir os manicômios judiciários. “Esta discussão é muito pertinente e necessária”, afirmou o Presidente do Simers, reforçando sua disposição em participar e elogiando Tanise Sabino pelo seu incansável trabalho em prol da saúde mental.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228