Sessão solene

Sebastião e Lélia Salgado destacam importância das lutas socioambientais

Sebastião e Lélia falaram da preocupação com o futuro do planeta e da humanidade Foto: Leonardo Contursi
Sebastião e Lélia falaram da preocupação com o futuro do planeta e da humanidade Foto: Leonardo Contursi
A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou, nesta sexta-feira (14/3), o título de Cidadão de Porto Alegre ao fotojornalista Sebastião Ribeiro Salgado Júnior e o Diploma de Honra ao Mérito a Lélia Salgado, esposa do fotógrafo. As homenagens foram propostas pela vereadora Sofia Cavedon (PT). Sofia parabenizou Sebastião Salgado e Lélia e lembrou do histórico militante político e ambiental do casal. “Essa Casa reconhece o que a cidade já sabe”, disse a vereadora, que ainda afirmou ser uma honra reconhecer o trabalho de Lélia no mês das mulheres. Durante as falas, os homenageados lembraram da importância de suas lutas ambientais e sociais. “Temos preocupação com o futuro do planeta e da humanidade”, falou Lélia.

O fotógrafo lembrou das conquistas históricas do Rio Grande do Sul e do crescimento que o Estado teve nos últimos anos. “Ter o nosso nome ligado a Porto Alegre é muito importante”, afirmou. Sebastião ainda contou sobre seu próximo trabalho, envolvendo as populações indígenas brasileiras, e reivindicou a proteção das terras dos índios do país. “Quero, com o meu trabalho fotográfico, homenagear essas populações.”

Estava presente ainda na cerimônia o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que parabenizou a escolha do fotógrafo para receber o título de Cidadão. “Você é um homem de coragem, que soube mais do que ninguém divulgar a desigualdade social”, declarou Melo. O deputado Raul Pont (PT) representou a Assembleia Legislativa durante a homenagem.

Sebastião Salgado tornou-se fotojornalista em 1973, após fazer sua primeira sessão de fotos em viagem à África com a esposa. O fotógrafo também estudou Economia na Universidade de São Paulo (USP) e fez seu doutorado na área em 1969, na França, país onde recebeu asilo político durante a ditadura. Sebastião é conhecido por seus trabalhos de cunho social, tendo publicado livros como Outras Américas – que retrata a pobreza do continente Americano – e Trabalhadores Rurais - resultado de uma documentação do trabalho manual em todo o mundo. O seu trabalho mais atual, Gênesis, está em exposição até 12 de maio na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

Texto: Juliana Mastrascusa (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)