Presidência

Secretária da Smed conhece projeto do Parlamento Jovem

Proposta de Mauro Pinheiro (e) recebeu apoio de Cleci Jurach Foto: Guilherme Almeida
Proposta de Mauro Pinheiro (e) recebeu apoio de Cleci Jurach Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Na manhã desta terça-feira (7/4), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Pinheiro (PT), esteve reunido com a secretária de Educação da Capital, Cleci Jurach. No encontro, foi apresentado o projeto para a criação do Parlamento Jovem, proposta que é uma das metas do vereador na Presidência da Casa.

Segundo Pinheiro, a intenção é aproximar a Câmara das comunidades escolares, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). “Queremos fomentar a participação e a cidadania entre os estudantes da rede de ensino da Capital. Também é uma forma de conscientizar os jovens para a importância da política como instrumento de transformação social”, ressaltou.

Os professores Débora Stein e Guilherme Tortelli estão coordenando o projeto junto à Presidência. A proposta é voltada a alunos do III ciclo, com idades entre 12 e 15 anos. “O objetivo é trazer esses estudantes para dentro da Câmara, de forma que eles possam conhecer mais de perto o funcionamento do Legislativo, antes mesmo de completar 16 anos”, explicou Débora.

Conforme o projeto, os estudantes tomarão posse como vereadores jovens e debaterão temas, encaminhando soluções para esses problemas. “Nestes tempos de profundo desgaste da atividade política no nosso País, um projeto como este, envolvendo cidadãos em pleno processo de formação, pode se constituir em uma semente de cidadania para um futuro”, salientou o presidente da Câmara.

A proposta conta com o apoio da secretária Cleci, que informou que pretende finalizar os aspectos legais e a escolha das escolas participantes ainda no mês de abril. “Em maio, poderemos fazer a formação dos professores e as visitas às escolas, ficando para o segundo semestre as atividades práticas”, projeta a titular da Smed.

A ideia inicial é que os alunos participantes possam apresentar propostas e projetos de lei que, futuramente, serão encaminhados à Prefeitura ou aos órgãos competentes. O Parlamento Jovem terá, ainda, a participação da Escola do Legislativo e do Memorial da Câmara.


Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Leia mais: