Cuthab

Secretaria de Mobilidade Urbana apresenta o plano cicloviário de Porto Alegre

Reunião de comissão - CUTHAB - para debater o Plano Cicloviário Municipal
Apresentação do plano foi hoje de manhã na Cuthab (Foto: Gabriel Ribeiro/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma reunião hoje (12/7) para a apresentação do plano cicloviário pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. A reunião foi dirigida pelo presidente da Cuthab, vereador Jessé Sangalli (Cidadania).

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, comentou que a reunião foi um pedido do prefeito Sebastião Melo com o objetivo de abrir um canal de diálogo para quem faz o uso da bicicleta, seja para deslocamento diário como meio de transporte, para lazer ou para o uso do esporte. “Hoje Porto Alegre tem uma rede cicloviária em torno de 70 quilômetros, temos a previsão de ampliação dela e também a qualificação destes espaços, seja em relação à rede cicloviária e também à qualificação do uso da bicicleta, principalmente das bicicletas compartilhadas para a ampliação deste modal de transporte.”

Dentre os aspectos que devem ser revisados está a implementação de reuniões setoriais com a sociedade e organizar as prioridades de expansão. Após estas reuniões, será feito um seminário para apresentar todas as sugestões recebidas e o que será feito a partir delas. Haverá um acompanhamento para manutenções das ciclovias já existentes, com monitoramento, segurança, pavimentação e sinalização destes locais.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)