EXECUTIVO

Secretário da Fazenda apresenta IPTU Digital

Comparecimento do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, para tratar sobre o IPTU Digital.
Comparecimento do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, para tratar sobre o IPTU Digital. (Foto: Cristina Beck/CMPA)

O secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, compareceu à Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (21/11), para apresentar o IPTU Digital. Entre as novidades apresentadas para o IPTU de 2023, uma delas é que as guias serão enviadas por e-mail, e não mais de maneira impressa, conforme vinha sendo feito. É necessário o cadastramento dos e-mails para o recebimento da guia, que pode ser retirada pelo site ou aplicativo. Conforme o secretário, o envio por meio eletrônico traz uma economia R$ 7 milhões à Prefeitura.

Além do desconto tradicional, serão adotados dois descontos. O Desconto de Regularidade Fiscal, que serve para quem não possui dívidas de IPTU de anos anteriores. Além do desconto tradicional para pagamento à vista, o contribuinte receberá um desconto adicional de 3% para pessoa física e de 4% para pessoa jurídica. E o Desconto de Nota Legal, que serve para os contribuintes que colocarem o CPF na nota. De uma a sete notas, será um desconto de 1%, de oito a 18 notas será de 2%, e mais de 18 notas será de 3%.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)