PLENÁRIO

Secretário de Habitação anuncia recadastro ao Minha Casa Minha Vida

Secretario André Machado da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária - SMHARF, Apresenta processo de atualização do cadastro do DEMHAB.
Secretário municipal de Habitação, André Machado (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, compareceu hoje (10/5) ao Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, onde anunciou o início do processo de recadastro dos interessados em habitação do município de Porto Alegre. “Aqueles que há muito tempo já militam nessa causa de habitação sabem que esse cadastro foi constituído ao longo do programa Minha Casa Minha Vida”. Porém, o secretário afirmou que 64 mil famílias que faziam parte do programa tinham seus dados incompletos dentro do cadastro. André Machado afirmou que se reuniu com o Conselho Municipal de Terra e Habitação (COMATHAB) e contratou a empresa Branet para a atualização do cadastro, com novos dados, como número do NIS, CPF e documento com foto legalizado.

O secretário informou que ainda não há empreendimento habitacional para essas famílias que fazem parte do projeto, entretanto disse que deseja contratar neste ano novas unidades habitacionais. Machado explicou que Porto Alegre tem no mínimo 20 áreas aptas para receber as unidades do Minha Casa Minha Vida. O secretário também disse que deseja antecipar a indicação das famílias do cadastro para adquirir as unidades de habitação do projeto.

Respondendo a questionamentos dos vereadores, Machado afirmou que o documento com foto no cadastro não é obrigatório, mas é um pedido que ajuda a deixar o cadastro mais completo para o atendimento das famílias. Explicou ainda que a construção das habitações contratadas junto à Caixa Econômica ocorrerá após a prefeitura indicar o terreno para ser feita a obra. Por fim, pediu para que as subprefeituras enviem suas demandas para auxiliar as pessoas que não possuem acesso à internet, de forma que seja feito o recadastro de todas as familías até o dia 31 de julho.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)