Saúde Mental

Segue a luta por psicólogos na rede pública de educação

Segue a luta por psicólogos na rede pública de educação
Segue a luta por psicólogos na rede pública de educação

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino foi recebida pelo Secretário de Administração e Patrimônio (SMAP), André Barbosa e seu adjunto, Richard Dias, no último dia 15 de março, ocasião que cobrou medidas efetivas para a implantação da Lei Federal nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que prevê que as redes públicas de educação básica contenham serviços de psicologia e  serviço social.

O titular da SMAP relatou que existe a possibilidade de atender – ainda que parcialmente – o que é exigido na lei, visto que em 2021 não foram nomeados psicólogos e no ano seguinte, tem-se o planejamento de 17 profissionais da psicologia para nomeação. A vereadora Tanise Sabino tem sido incansável ao percorrer diversas instâncias para garantir que a lei seja aplicada: “Já fiz diversas reuniões com a SMED e o Prefeito, e vou seguir nesta luta até que consiga viabilizar o ingresso de psicólogos nas escolas. Não se trata de transformar escolas em clínicas, mas criar uma rede multidisciplinar de apoio. Inclusive, este é um pedido constante dos alunos, pais e professores”, salientou a vereadora.

Na ocasião, a parlamentar também fez a entrega oficial de dois convites para o Secretário da SMAP, o primeiro para o “II Seminário sobre Transtorno de Espectro Autista”, organizado pelo Gabinete da Vereadora Tanise, no próximo dia 4 de abril.  O segundo, para o Seminário sobre “Saúde Mental em tempos de pós-pandemia”, organizado pela Frente Parlamentar de Promoção a Saúde Mental, presidida pela parlamentar, em parceria com a AMRIGS e Prefeitura Municipal.

O Secretário André Barbosa já confirmou presença em ambos eventos e elogiou o empenho da Vereadora Tanise Sabino em promover foros de formação e discussão sobre Saúde Mental. Na ocasião, também colocou a estrutura da SMAP à disposição da parlamentar, que desenvolve com frequência cursos de capacitação para as comunidades.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228