Semana de Prevenção às Hepatites Virais será comemorada em julho
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (19/12), projeto do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) que altera, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, o período da efeméride Semana Municipal de Prevenção às Hepatites Virais para a semana que incluir o dia 28 do mês de julho.
As hepatites caracterizam-se por uma inflamação no fígado e podem ser causadas por álcool, medicamentos e vírus, por exemplo.
Porém, são doenças silenciosas. Do total de ocorrências, apenas 10% apresentam sinais, tais como urina escura e pele amarela. Em algumas situações, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe.
A hepatite viral – um grupo de doenças infecciosas que compreende as hepatites A, B, C, D e E – afeta milhões de pessoas em todo o mundo, uma vez que provoca hepatopatias agudas e crônicas e causa a morte de cerca de 1,4 milhões de pessoas a cada ano. Apesar disso, a hepatite segue sendo uma doença, em grande medida, esquecida ou desconhecida. Atualmente, 500 milhões de pessoas padecem dessa doença.
"No dia 28 de julho de cada ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e seus associados comemoram o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais , com o objetivo de aumentar a sensibilização e a compreensão sobre essas doenças e outras dessas decorrentes", lembra Tarciso. "A determinação da efeméride ocorreu em homenagem ao descobridor do vírus da hepatite B, professor Baruch Samuel Blumberg, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1976, nascido neste dia."
Ele explica que o Projeto de Lei aprovado visa a fazer coincidir a Semana de Prevenção e Combate às Hepatites Virais com a grande mobilização nacional e mundial que ocorre na última semana do mês de julho. Atualmente, o período destinado à data de conscientização é a semana que incluir o dia 19 de maio. "Tal data, porém, destoa das atividades nacionais e mundiais de prevenção e, portanto, merece adequação."
Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)