Saúde Mental

Seminário Maio Verde: Construindo pontes e estreitando laços - Conversando sobre a Esquizofrenia

Seminário Maio Verde: Construindo pontes e estreitando laços - Conversando sobre a Esquizofrenia
Seminário Maio Verde: Construindo pontes e estreitando laços - Conversando sobre a Esquizofrenia

A vereadora Psicóloga Tanise Sabino, como presidente da Frente Parlamentar de Promoção a Saúde Mental da Câmara de Vereadores, está promovendo, em parceria com a Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes Esquizofrênicos (AGAFAPE), o “Seminário Maio verde: Construindo pontes e estreitando laços - Conversando sobre a Esquizofrenia”, a ser realizado no dia 23 de maio, terça-feira, das 14h às 18h, no Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores Porto Alegre.

Maio verde é um projeto de Lei da vereadora Tanise Sabino, que ainda está tramitando no parlamento, e trata sobre a conscientização da Esquizofrenia, tendo como objetivos: inserir a pauta na discussões de políticas públicas de Porto Alegre; informar a sociedade sobre as principais questões envolvidas na convivência e no trato das pessoas com esquizofrenia; instituir ações conjuntas entre o Poder Público e a sociedade civil, voltadas às pessoas com esquizofrenia, seus familiares, educadores e agentes de saúde, com a finalidade de promover a compreensão, o apoio, a educação, a saúde e a qualidade de vida, incentivar o trabalho e combater o preconceito; divulgar ações referentes à conscientização acerca da esquizofrenia junto aos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada do Município de Porto Alegre, com ações de esclarecimento e palestras, bem como de combate ao preconceito, visando à promoção da inclusão nas escolas.

A programação do seminário contará com o Dr Alceu Gomes - Médico Psiquiatra, que abordará o tema “Esquizofrenia: Sintomas e Tratamento”. A seguir, será a vez da Bruna Flores -  Assistente Social da AGAFAPE, que irá discutir “A importância da família no suporte ao tratamento. O evento também contará com a presença de Elisete de Oliveira - Presidente da AGAFAPE, que fará um pronunciamento, apresentando o trabalho da instituição. Ao final do seminário, contaremos com o depoimento de alguns pacientes e uma apresentação musical.

Texto

Caroline Strüssmann Reg. Prof. 9228