Servidores públicos terão acesso ao EducaPOA
A plataforma visa aperfeiçoamento profissional para melhoria de serviços públicos da Capital
Nesta sexta-feira (29/10), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT) recebeu o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, e a coordenadora da Escola de Gestão Pública da Prefeitura da Capital (EGP), Fernanda Jardim. Na pauta, a liberação de acesso aos servidores do Legislativo à plataforma EducaPOA, que visa qualificação profissional a partir de cursos em parceria entre as escolas do Legislativo e Executivo. Além de capacitar funcionários, o objetivo é a melhoria dos serviços públicos municipais.
O acesso à plataforma digital EducaPOA permite a realização das capacitações por ensino à distância, além do desenvolvimento de novos conteúdos específicos que podem ser geridos pelos servidores das Escola do Legislativo e Executivo. Atualmente, o ambiente virtual registra mais de 4.500 usuários e diversas capacitações nas áreas de gestão, legislação e educação, saúde, assistência social e meio ambiente. Além de cursos, o EducaPOA disponibiliza palestras e eventos temáticos.
Bins Ely saudou a parceria entre as escolas do Legislativo e Executivo “porque vai aprimorar o conhecimento dos funcionários e este é um trabalho de muitas mãos. Quanto mais qualificar, melhor será o serviço oferecido à população de Porto Alegre”, afirmou. O secretário André Barbosa disse que “foi dado um passo importante para integração das escolas da Câmara e da Prefeitura para a qualificação dos servidores”. Barbosa salientou que “as aulas são ministradas por professores gabaritados e ficam gravadas, facilitando o acesso ao EAD com os presenciais, que se complementam”.
A coordenadora da EGP, Fernanda Jardim, lembrou que o Termo de Cooperação foi firmado em abril de 2021 e que já foram realizados quatro cursos, sobre lei de gerenciamento ambiental e o papel dos municípios, administração de dados na administração pública, aspectos práticos do processo legislativo municipal e Setembro Amarelo e saúde mental. Ela também destacou “o fortalecimento da relação entre Câmara e Executivo através das escolas das duas Casas, que promoverão diversos cursos para aprimoramento da gestão pública”.
Também acompanharam o encontro, o diretor geral da Câmara, Wagner Ribeiro Daitx, representantes da EGP, Lúcio Almeida e Tatiane Sbardelotto Veronese.
Acesso no EducaPOA
Para acessar o conteúdo da plataforma digital, os servidores do Legislativo da Capital deverão preencher um formulário criado pela EGP (a ser enviado por e-mail pela Escola do Legislativo) e, após dez dias, poderão interagir com o EducaPOA, digitando usuário e senha, informados quando do cadastro no formulário. Uma vez na plataforma, é possível acessar as capacitações com inscrições abertas, realizar autoinscrição e gerar certificados.