Comissões

SESCON/RS pede por notas fiscais eletrônicas em reunião na Cefor

Pórtico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Fachada. Palácio Aloísio Filho.
Pórtico da Câmara Municipal de Porto Alegre. Fachada. Palácio Aloísio Filho. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Economia e Finanças (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta manhã de terça-feira (07/06), reuniu-se com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (SESCON/RS) para discutir pautas levantadas por escritórios que fazem parte do sindicato. A reunião, aberta pelo presidente da comissão, vereador Mauro Zacher (PDT), foi dirigida por Moisés Barboza (PSDB).

Dentre as pautas, a mais requisitada é a de notas fiscais eletrônicas. O secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, falou sobre um projeto ainda em desenvolvimento que atenderia a essa demanda. “Muito trabalho manual hoje dos escritórios contábeis vai ser feito de forma automatizada”, disse. "É um espaço aberto que permitirá o avanço do setor em questões tecnológicas."

Outras pautas levantadas incluem a simplificação das notas de serviços prestados e a possibilidade de fazer o donwload em lote, no lugar de individualmente. Maurício Gatti, vice-presidente do SESCON/RS, também falou sobre a redução da alíquota de cobrança do ISS para 2% e da necessidade de simplificar o processo. Para exemplificar, Gatti relatou sobre uma empresa que emite mais de 30 mil notas fiscais mensais e precisaria retificar as notas de mais de um mês para receber o benefício.

 

Texto

Lucas Zanella (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)